Motivadas pelo Dia do Doar, campanha espelhada no evento global #GivingTuesday que visa incentivar a cultura de doação, a SurveyMonkey, empresa líder global em plataforma de questionários e pesquisas online, junto com Peixe Urbano, Prezi, Zendesk, Kickante e Hootsuite, anunciam as ONGs ganhadoras do 1º Prêmio #diadedoar, planejado e patrocinado pelas empresas participantes e apoiado pela ABRC (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). O prêmio tem o objetivo de reconhecer as melhores ações de captação de recursos das instituições. “Estamos muito satisfeitos e até surpresos com os resultados que obtivemos na primeira edição desse prêmio, desde o engajamento das empresas que convidamos até a riqueza de cada ação das ONGs inscritas”, afirma Rodolfo Ohl, Diretor Geral da SurveyMonkey no Brasil. “Conhecer cada campanha foi inspirador e, por isso, decidimos premiar não só uma, mas cinco instituições. Queremos que esse projeto seja contínuo, e que a gente possa dedicar pelo menos um pouquinho do nosso conhecimento e serviços para otimizar os recursos de cada uma delas”. As 5 instituições escolhidas pelo comitê organizador são: Associação Acorde Oficinas para Desenvolvimento Humano, Anistia Internacional, Centro Rotário Crescer, Fundação Amor Horizontal e Instituto da Oportunidade Social. O critério principal para a seleção destas ONGs foi identificar projetos de impacto na comunidade onde atuam. Entre o dia 1º e 8 de dezembro, período de captação de inscrições para o prêmio, 44 ONGs submeteram suas ações no site oficial da campanha. Promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação – uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, o Dia de Doar (#diadedoar) teve início no Brasil neste ano e é inspirado no #GivingTuesday, campanha que acontece em países de todos os continentes. Sua principal missão é promover a solidariedade e a cultura de doação. As ONGs vencedoras receberão 1 ano do plano Gold da SurveyMonkey,; 1 conta anual do Prezi, além de  treinamento; 1 ano do plano Team  da Zendesk para até 3 agentes, 6 meses do plano Pro da Hootsuite, campanha de captação de recursos no site e aplicativo do Peixe Urbano e mentoria da Kickante. (Envolverde)