Arquivo

Programa de Moradia avalia fontes renováveis de energia

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 13/1/2016 – O Programa de Moradia Xeque Zayed organizou, junto com a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), uma reunião de coordenação, da qual participaram autoridades locais e internacionais, para discutir o ambicioso projeto de usar fontes renováveis em moradias dos Emirados Árabes Unidos. Os participantes avaliaram os êxitos mais importantes do programa em matéria ambiental no país.

A iniciativa pretende conseguir a ambiciosa meta de oferecer moradias sustentáveis. Na reunião também foi discutido o papel da Irena em matéria de energias renováveis no mundo em geral e em particular nos Emirados, assim como o que pode chegar a desempenhar nos programas de habitação para aumentar a capacidade da alternativa solar nesse país.

Além disso, conversaram sobre a possibilidade de cooperação para promover o uso de painéis solares para produzir energia elétrica, ao oferecer a informação necessária para encontrar soluções que facilitem o uso da fonte solar para produzir eletricidade, em termos de um marco normativo e da provisão de alternativas para reduzir custos.

O Programa de Moradia lançou em novembro o primeiro projeto para produzir energia elétrica em prédios governamentais aproveitando vastas superfícies inutilizadas ou estacionamentos para instalar os painéis solares. Foi criada uma equipe de trabalho entre o Programa e o ministério para estudar o projeto e a viabilidade de implantação para futuras e atuais moradias, informou a engenheira Jamilia Al Fendi, diretora-geral do Programa Xeque Zayed.

O projeto fornecerá soluções alternativas para gerar energia limpa em moradias, destacou Al Fendi, acrescentando que os painéis solares serão instalados nas casas para produzir eletricidade, com capacidade de dez quilowatts. Envolverde/IPS