Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 19/1/2016 – As zonas desérticas dos Emirados Árabes Unidos fazem parte do patrimônio natural incalculável desse país do Golfo, que sofre a ameaça constante por culpa de usuários ignorantes. Nas últimas décadas, as outrora vastas áreas de areia se reduziram pela pressão de novos caminhos e do assentamento de novas comunidades.
Segundo o jornal The Gulf News, “as zonas desertas necessitam de um cuidado especial por parte dos usuários, por isso é fundamental dar maior importância à campanha para a Proteção do Deserto, do Ministério do Ambiente”.
As autoridades se aproximarão dos que acampam para conscientizar sobre como proteger o ambiente. É muito importante todos estarem conscientes do impacto que sua presença tem nos espaços abertos. Precisam ter cuidado para manejar e limpar seus restos antes de se retirarem.
O lixo que deixam ao partir é um dos maiores problemas do deserto. É muito comum encontrar partes de automóveis, embalagens plásticas e latas de bebidas, bem como todo tipo de material. “Isso não só prejudica o deserto como representa um perigo para a vida silvestre, e é importantíssimo que todos os usuários tratem o deserto com respeito”, concluiu o jornal. Envolverde/IPS