Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 19/1/2016 – A Semana Sustentável de Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos, está diferente este ano, e não apenas por acontecer um mês depois da COP 21, segundo o jornal The National.
A 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), que aconteceu entre 31 de novembro e 12 de dezembro em Paris, terminou com um acordo, assinado por 195 países, para limitar o aumento da temperatura global média, a fim de evitar o agravamento das consequências da mudança climática.
“Até que o Acordo de Paris entre em vigor, em 2020, o mundo concentrará sua atenção em acontecimentos como a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, que começou no dia 18, e reúne especialistas de mais de 170 países, para debater sobre importantes assuntos vinculados a energia, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável”, recordou o jornal.
“Muitos governantes, organizações não governamentais e investidores privados terão a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer a cooperação nesse setor”, afirma o editorial. “A importância deste ano também está no fato de acontecer em um momento em que os preços do petróleo impõem a necessidade de passarmos de uma economia dominada pelos hidrocarbonos para uma mais sustentável, baseada em indústrias renováveis e de alta tecnologia”, acrescenta.
Segundo o diário, “haverá reuniões de alto nível, como uma da Agência Internacional de Energia Renovável e a Cúpula Mundial sobre Energia para o Futuro. Além disso, os organizadores do Prêmio Zayed sobre Energia do Futuro anunciarão os ganhadores, como forma de reconhecer as suas contribuições inovadoras”.
O ministro de Estado e presidente da Masdar, Sultan bin Ahmed Sultan Al Jaber, destacou que a “Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi é um reflexo importante dos objetivos de diversificação desse país em matéria de economia e de energia”, concluiu o jornal de Abu Dhabi. Envolverde/IPS