Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 20/1/2016 – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu às partes em luta no Iêmen, bem como a outros países da região envolvidos, que cheguem a um cessar-fogo total e permanente para permitir o rápido reinício das já demoradas conversações de paz que o fórum mundial facilita.
Após se reunir com o vice-presidente e primeiro-ministro do Iêmen, Jaled Mahfoudh Abdalá Bahah, nos Emirados Árabes Unidos, Ban reiterou sua profunda preocupação pela continuação do conflito, pelo crescente número de vítimas civis e pela alarmante crise humanitária, apesar dos reiterados chamados da comunidade internacional pelo fim dos enfrentamentos.
O secretário-geral está nos Emirados por ocasião da Cúpula Mundial de Energia para o Futuro, que acontece em Abu Dhabi. Diante das violações do anterior cessar-fogo, o enviado especial de Ban, Ismail Uld Cheij Ahmed, adiou em dezembro as conversações de paz na Suíça para habilitar as consultas bilaterais e regionais para conseguir um cessar-fogo definitivo.
Mas o conflito, que já dura um ano, deixou milhares de mortos, 2,5 milhões de refugiados e cerca de 7,6 milhões de pessoas sem segurança alimentar, não para e atrasa o calendário de negociações. Ban conversou com o vice-presidente iemenita sobre as possibilidades de um novo cessar-fogo e de se preparar uma nova rodada de conversações. Por fim, destacou a necessidade de todas as partes implantarem as medidas necessárias para gerar confiança negociadas na Suíça no mês passado, incluída a libertação de presos e o acesso total e sem restrições da assistência humanitária, inclusive na central cidade de Taiz. Envolverde/IPS