Arquivo

Emirados e Grulac avaliam colaboração

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 20/1/2016 – O ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Sultan bin Said Al Mansouri, se reuniu com uma delegação do Grupo de Países da América Latina e do Caribe (Grulac) para promover laços econômicos e comerciais. Existem muitas oportunidades de cooperação, especialmente nos setores em que há uma vantagem competitiva, como energia, energia renovável, agricultura, turismo e aviação, acrescentou o ministro.

Os volumes de comércio com o Grulac não refletem as verdadeiras relações entre esses países e os Emirados, destacou Al Mansouri, lembrando que as possibilidades são imensas e que seu país pretende promover as relações de mútuo interesse. Ao destacar a importância dos intercâmbios, o ministro disse que, quando o presidente do México, Enrique Peña Nieto, visitou os Emirados, os dois países assinaram 15 memorandos de entendimento.

Além disso, o Ministério da Economia emiratense e seu par colombiano assinarão um acordo de cooperação no setor de pequenas e médias empresas. Em matéria de segurança alimentar, Al Mansouri afirmou que os Emirados pretendem melhor cooperação em matéria de agricultura, estoque de animais e pesca. O Grulac pode ser um importante sócio estratégico, afirmou.

O ministro convidou a delegação visitante a conhecer a experiência dos Emirados em matéria de energias renováveis, aproveitando a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, que reúne importantes empresas e importantes atores do setor. Também destacou que as empresas aéreas emiratenses trabalham para agregar novos destinos nos países da América Latina e do Caribe, e informou que a Emirates Airlines terá um voo direto para o Panamá a partir de fevereiro.

Roberto León, à frente da delegação do Grulac, confirmou o interesse do grupo em melhorar as relações comerciais, econômicas e políticas com os Emirados. Além disso, pediu que sejam concretizados acordos a fim de melhorar os mercados para os investimentos. Por fim, convidou o ministro emiratense a visitar a região para explorar possíveis vias de colaboração, especialmente em agricultura, infraestrutura e energia. Envolverde/IPS