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Radar do investimento social privado no Brasil

Para produzir dados confiáveis sobre a atuação de organizações da sociedade civil, o GIFE acaba de lançar o “Censo GIFE 2014”. Principal pesquisa sobre investimento social privado no Brasil, a sétima edição da publicação informa quanto e como se investe no Brasil e quem são as empresas, fundações e institutos de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem recursos privados em ações de finalidade pública, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Nesta edição, o Censo GIFE teve o maior índice de participação desde que foi lançado, em 2001. Participaram 113 organizações associadas ao GIFE – o equivalente a 90% da base de associados do grupo no momento da pesquisa. Juntos, eles investiram cerca de R$ 3 bilhões na área social, em 2014. A pesquisa evidencia o conjunto de relações estabelecidas pelos investidores sociais, incluindo parcerias de coinvestimento e articulação com políticas públicas. Ao apresentar as principais tendências e mudanças na prática dos maiores investidores sociais privados do país, o Censo GIFE dá suporte ao planejamento e estruturação dos investidores e ao setor do investimento social e da sociedade civil como um todo. Outra dimensão incorporada ao Censo GIFE 2014 está relacionada à percepção das organizações sobre a sua própria atuação. Os associados avaliaram o próprio desempenho em aspectos como governança, avaliação e disposição ao risco e o compararam à percepção sobre o setor como um todo. O documento também conta com mais uma novidade: a seção de artigos, que reúne leituras sobre temas específicos que convidam à reflexão sobre informações do Censo a partir de diferentes perspectivas. O artigo de Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE, por exemplo, propõe um debate inovador sobre a sensível relação entre os investidores sociais e as organizações da sociedade civil. A publicação foi possível graças ao patrocínio do Santander, da Fundação Telefônica Vivo, do Instituto C&A e do Instituto Unibanco. Além disso, contou com a parceria do Instituto Paulo Montenegro, instituição ligada ao Ibope. (#Envolverde)