O Carrefour recebeu o ‘Prêmio Rama 2016’ na categoria ‘Destaque do Varejo’, durante a apresentação do primeiro balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama). Promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o evento debateu os avanços do controle do uso de defensivos agrícolas no país e o Carrefour, signatário do programa desde outubro de 2014, recebeu o reconhecimento pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência adotada com os consumidores. Ao todo, desde a sua criação, cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos foi rastreada em todo o país, a partir de 1.457 amostras analisadas – média de 15 milhões de quilos rastreados a cada mês. Desenvolvido pela Abras em 2011, em parceria com a empresa Paripassu, o programa Rama promove o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras, garantindo que a aplicação dos mesmos não esteja acima do nível permitido por lei. Com 34 redes varejistas participantes, o programa possui dois pilares de atuação: rastreabilidade de todos os fornecedores cadastrados pelas empresas participantes e o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos. Os resultados são obtidos por meio de análises técnicas da quantidade de resíduos em amostras coletadas e os dados são disponibilizados por meio de um portal para que produtores/fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente. Além disso, o consumidor pode rastrear os alimentos por meio do QR Code presente nas embalagens ou mesmo do portal do Rama (http://abras.com.br/rama/). Desde que passou a integrar o programa, a área de Segurança Alimentar do Carrefour coletou amostras de diversos fornecedores pelo país. Atualmente, todos aqueles que integram a marca própria da rede ou que recebem o selo  Garantia de Origem já seguem as diretrizes do Rama. O objetivo da companhia é atingir 100% da sua cadeia de frutas, legumes e verduras. “O uso adequado de defensivos agrícolas é fundamental para garantir a oferta de alimentos de qualidade e seguros, ao mesmo tempo não comprometem a biodiversidade e o bem-estar das comunidades”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “A adesão ao Rama possibilitou à companhia fortalecer ainda mais os processos de controle e rastreabilidade a partir da capacitação dos nossos fornecedores sobre as melhores práticas de produção”, destaca Pianez. Além do Rama, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade dos produtos vendidos em suas unidades. O programa Garantia de Origem, implantado no Brasil há 15 anos, atesta o compromisso da companhia em acompanhar a trajetória do alimento desde sua produção até as gôndolas. Além disso, todos os itens da marca Carrefour passam por rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria social, o que garante a alta qualidade e procedência dos produtos. (#Envolverde)