O Instituto Crescer (www.institutocrescer.org.br) acaba de lançar a quinta edição do Programa Aprender em Rede, iniciativa educacional que visa fomentar a prática de projetos colaborativos online para troca de experiências regionais e culturais entre alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental. O programa possui uma versão em português e outra em espanhol. Além do Brasil, participam dos projetos Paraguai, Argentina, Honduras, Colômbia, Chile, Peru e Espanha. Nesta edição, o objetivo é incentivar o ingresso de outros países que tenham o português como língua materna, como Portugal e Moçambique. A iniciativa tem como base incentivar práticas pedagógicas inovadoras, por meio de projetos intraescolares, que levem ao desenvolvimento de competências básicas para o século XXI, além do conhecimento de outras realidades, culturas e pessoas. Dois macrotemas fazem parte desta edição: Projeto Contadores de Histórias, voltado ao Ensino Fundamental II, e Projeto Conhecer para Preservar: Animais em Extinção – Educação Básica Primária, para o Ensino Fundamental I. “Esperamos que os alunos possam ampliar seus horizontes. Além da troca cultural, aqueles que escolherem participar de um projeto em outro idioma, terão ainda a oportunidade de praticá-lo com nativos, o que enriquece ainda mais o aprendizado e abre várias possibilidades”, diz Dra. Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer. As inscrições, tanto para os grupos em português quanto para os em espanhol, estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de abril, data de início das atividades. O cadastro e participação nas comunidades do Aprender em Rede são exclusivos aos professores, que devem ter o aval da escola e autorização dos pais para a troca e compartilhamento de informações online. O programa concede certificados de participação de 40 horas aos docentes que concluírem os projetos. Os interessados podem se inscrever no link http://blogaprenderemrede.wordpress.com/. (#Envolverde)
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