Cidade do Kuwait, Kuwait, 7/4/2016 – Os Estados do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) preveem injetar US$ 100 bilhões em projetos de energia renovável nas próximas duas décadas.A diretora-geral do Instituto de Pesquisa Científica do Kuwait (KISR), Samira Ahmad Omar, destacou que o objetivo é cobrir o crescente consumo registrado na região, cerca de 3% ao ano.
Na cerimônia de abertura da 6ª Conferência de Energia Renovável do Oriente Médio e da África do Norte, Omar atribuiu o aumento da demanda de energia às transformações econômicas e ao crescimento da população.“Os desafios ambientais relacionados com a contaminação e o aquecimento global não nos deixam outra alternativa que não seja depender de energias limpas e renováveis”, afirmou Omar.
“Os países do CCG e outros do Oriente Médio e do norte da África têm grandes oportunidades para a exploração da energia solar, porque recebem muito sol, entre 1.400 e 1.800 horas por ano”, acrescentou a diretora do KISR.O “Kuwait foi um dos primeiros a incursionar na energia renovável. Em 1978, o KISR desenhou e operou uma estação-piloto com capacidade de geração de cem quilowatts”, recordou, acrescentando que o projeto teve apoio da Alemanha.
Há alguns anos,o KISR lançou o complexo Al Saqayua, com uma área de cem quilômetros quadrados, com capacidade de 200 mil megawatts, acrescentou Omar, destacando que o projeto estará operacional no final deste ano. Envolverde/IPS