O movimento global que ocorre desde 2007 tem o objetivo de incentivar pessoas do mundo inteiro a gerar ações positivas.
O Instituto Alcoa, entidade sem fins lucrativos que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, participa de 7 a 10 de abril do Dia das Boas Ações, um movimento global que une mais de 60 países para fazer o bem. Durante os quatro dias do evento, o Instituto irá intensificar as atividades comunitárias nas sete regiões em que a Alcoa atua no Brasil – Itapissuma (PE), Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), São Luís (MA), São Paulo (SP), Tubarão (SC) e Santo André (SP).
Além de promover a arrecadação de alimentos não perecíveis nas localidades, no período da ação mundial, o Instituto Alcoa também realizará diversas atividades do programa Alcoanos em Movimento – iniciativa global da Alcoa Foundation, que incentiva funcionários a realizarem uma atividade física e, em contrapartida, doa US$ 3 mil a uma instituição escolhida pela localidade – e de ACTION – programa de trabalho voluntário feito por funcionários da Alcoa em que, cumprida a tarefa, uma instituição sem fins lucrativos escolhida recebe doação no valor de US$ 3 mil.
De acordo com a gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, participar do Dia das Boas Ações é mais uma oportunidade para incentivar o engajamento dos voluntários em benefício de diversas comunidades. “O voluntariado é o alicerce da atuação comunitária nas localidades onde a Alcoa está presente. Promovemos diversas iniciativas durante o ano todo e ações como esta estão alinhadas com nossos valores. ”, explica Tatiana.
Essa é a primeira vez que o Dia das Boas Ações é realizado no Brasil. O movimento começou em 2007 com 7.000 participantes e, em 2015, atingiu seu número máximo, 930.000 voluntários. As atividades estão divididas em três temas: Ações para as Pessoas, Ações voltadas ao Meio Ambiente e Ações para a Comunidade. (#Envolverde)