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Sustentabilidade no currículo escolar

Adotando a iniciativa da Companhia de Jesus, o Colégio Medianeira deu início ao projeto “Abra seus olhos e veja coisas novas” . O objetivo é repensar questões socioambientais, assim como promover ações sustentáveis, como a coleta do papel reciclável, a troca dos copos plásticos por canecas, além de estudos para a redução do consumo de energia, uso racional da água e a coleta seletiva de resíduos. O responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Medianeira (CEA), Roberto Casagrande Filho, comenta que o colégio acredita na proposta sustentável como um meio para buscar soluções para os problemas socioambientais da sociedade, e também, reafirmar o uso do conhecimento como elemento de transformação. “A campanha envolve a conscientização de todos, alunos, professores e educadores. Como trabalhamos a educação ambiental dentro do projeto pedagógico, o programa vai ao encontro da proposta do colégio”, ressalta. Para o diretor acadêmico do Colégio Medianeira, Fernando Guidini, trabalhar a sustentabilidade com os educandos dialoga com as dimensões da proposta de aprendizagem integral da Rede Jesuíta de Educação. Esse conceito não se confunde com a permanência em tempo integral do aluno na escola, mas sim ao aprendizado constante e permanente, mesmo fora dos muros da instituição de ensino. “A sustentabilidade chega ao currículo escolar como o elemento de fundo que nos faz pensar. No sentido de uma responsabilização, sobre o cuidado com o espaço, com os outros, com o ambiente como um todo, configurando-se como fundamental na formação para a excelência”, explica Guidini. (#Envolverde)