Construção com menor impacto ambiental atingiu nível Platinum na certificação de maior prestígio no mundo
Por Juliana Guarexick, da Envolverde –
Quem disse que beleza tem que ter tantas regras? quem disse, berenice? – marca especialista em maquiagem do Grupo Boticário, no mercado desde 2012 – usa cores, texturas e fragrâncias para questionar e ampliar os conceitos sobre maquiagem. E já que o lema é perguntar, e o quesito sustentabilidade? Como anda? A loja do Shopping Cidade São Paulo (SP) responde com tons fortes e inspiradores. A unidade acabou de conquistar a maior certificação internacional para construções sustentáveis, LEED Platinum, na categoria CI Retail.
Essa categoria reconhece as diferentes necessidades e características de uma loja de varejo e auxilia as diretrizes para a redução da pegada ecológica da edificação nas áreas de eficiência energética, gestão de recursos hídricos, redução das emissões de gases de efeito estufa, melhoria da qualidade de ar interno e gestão de recursos naturais. O nível Platinum indica que o edifício avaliado adotou o maior número de estratégias de sustentabilidade para sua construção.
Malu Nunes, gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário, acredita que os pontos de venda são o principal contato com os consumidores e por isso se busca constantemente novas formas de torná-los mais sustentáveis. “Como a maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, nós temos uma grande responsabilidade, uma vez que o modelo está em nossas mãos. Por isso temos diretrizes para todas as unidades de negócio, considerando atributos de sustentabilidade. O LEED foi uma oportunidade de ter um reconhecimento por esse esforço que já estava sendo feito”, analisa.
Mais luz! Só para os olhos…
Dentre os requisitos avaliados pela certificação, Malu destaca o ganho em eficiência energética. Noventa por cento dos equipamentos elétricos possuem o selo EnergyStar, que garante um baixo consumo de energia. O uso de lâmpadas de led e o bom dimensionamento do projeto possibilitaram a redução no consumo de energia na iluminação em 27%. Além disso, o ar condicionado da loja consome 42% menos energia, devido ao sistema VAV (Volume de Ar Variável), que permite reduzir a vazão de ar de insuflamento (e o consumo dos ventiladores) nos horários em que a ocupação da loja é menor.
Outro requisito importante na certificação está no conforto dos usuários dos empreendimentos, funcionários e clientes. Foram utilizados adesivos, selantes, tintas e revestimentos com baixos níveis de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), reduzindo a quantidade de contaminantes no ar interno.
“Quando a gente trabalha com eficiência no consumo de água e energia se tem uma redução na conta, que é uma coisa perceptível imediatamente. E isso contribui com melhores resultados de negócio para os franqueados. Mas também diminuímos a dependência de água e de energia, em um momento que o nosso país está com uma demanda alta e uma oferta não tão alta. E isso é muito importante pra gente!”, destaca Malu.
Maquiagem pra agora, sustentabilidade pra vida
Com área de 48 m2, a construção da loja contou com materiais mais sustentáveis, inclusive na fabricação de todo o mobiliário. Dos resíduos gerados pela obra, mais de 80% foram desviados de aterros e destinados para a reciclagem. Malu explica que “a ideia é replicar todos esses aprendizados que tivemos com essa certificação para as demais lojas. E temos essa oportunidade na construção ou na troca de modelo de uma loja”.
A gerente entende a sustentabilidade como processo de melhoria contínua. “Em função de escala a gente tem um compromisso de olhar ano a ano todas essas tendências, o que está saindo no exterior, o que está saindo no Brasil, pra que a gente consiga chegar em 2024, que é a nossa meta, com todos os pontos de vendas das nossas unidades de negócio representando o nosso posicionamento e a nossa estratégia de sustentabilidade”, conclui Malu Nunes. (#Envolverde)
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