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Curso Visão Sistêmica da Água com Sustentabilidade

A AESabesp através de sua Diretoria Socioambiental, realizará o Curso Visão Sistêmica da Água com Sustentabilidade, na Sede da AESabesp, que será ministrado pelo consultor Prof. John Emilio Garcia Tatton.

Objetivos:
– O curso apresenta aspectos e impactos ambientais, conceitos de ecologia, saúde pública, recursos hídricos, saneamento, legislação e educação ambiental para sustentabilidade nas dimensões temporal e espacial, nas escalas global, nacional, estadual e local.
– Ao término do curso, o aluno será capaz de compreender todas as questões relacionadas à crise da água e a relação existente entre os recursos hídricos, saneamento e meio ambiente desde a escala local até a global.
– Ainda o aluno será capaz de compreender, por meio de visão sistêmica, a complexa relação entre os biomas (fauna, flora e minerais), com os usos múltiplos dos recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável e as políticas públicas de ordem econômica, social, ambiental, cultural, histórica e politica, entre outras.

Metodologia:
Aulas expositivas com apoio de multimeios (slides, vídeos e programas computacionais), dinâmicas de grupo e reflexões que apresentam e discutem de forma objetiva e prática com diálogos todo conteúdo programático; por meio das dimensões temporal, espacial, multidisciplinar e interior. As aulas teóricas ainda são complementadas com uma visita técnica ao Sistema Guarapiranga, por meio de um estudo de campo em área de manancial e uma visita à estação de tratamento de água.

Público Alvo:
Todos profissionais interessados em saber mais sobre os problemas e as soluções relacionadas aos Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, sob o ponto de vista da Educação Ambiental & Sustentabilidade. Em especial professores do ensino técnico e superior; técnicos, engenheiros, químicos e biólogos entre outros profissionais, que atuam no setor público e/ou privado em indústrias, empresas e comércio em geral.

Instrutor:
– Prof. John Emilio Garcia Tatton é biólogo e trabalha há mais de 35 anos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.
Possui pós-graduações em Ciência Ambiental, Biologia Sanitária e Educação Ambiental.
– Possui experiência profissional em Laboratórios de Análises Físico-química, Bacteriologia e Hidrobiologia; em Assistência Técnica a Sistemas de Tratamento de Água e em Controle Sanitário; (1980/93).
– Atuou como instrutor em Cursos sobre Parâmetros Técnicos para Controle de Estação de Tratamento de Água e Ensaios para Jar-Test pela Sabesp (1991), em Cursos sobre Operação e Controle de ETAS para Consumo Humano pela CETESB (1992/97) e no Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano no PRO-ÁGUA da Secretaria da Saúde (1993).
– Atuou pela Sabesp como Coordenador de Programas de Educação Ambiental no Programa Guarapiranga (1992/93) e no Projeto Tietê (1993/94).
– Atuou na Implantação da Agenda 21 em São Paulo, em parceria com a Cetesb e PMSP (2005).
– Participou como elaborador (especialista de conteúdo) do Curso de Licitação Sustentável promovido pela Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a FUNDAP (2006).
– Atuou como professor universitário nas disciplinas de Análise Ambiental e Educação Ambiental nas Faculdades de Santo Amaro – OSEC, no período de 1992 a 1995.
– Atuou como professor universitário no Curso: Gestão Pública de Controle e Educação Ambiental em nível de pós-graduação na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (2009/12).
– Atualmente é professor universitário das disciplinas: Ciências do Ambiente e Saneamento Ambiental na Faculdade de Engenharia e das disciplinas: Ecologia Urbana e Estudos Socioambientais no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (2006/16).
– Está como representante da Sabesp na Câmara Técnica de Educação Ambiental – CTEA no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH. (2007/16).
– Está como Coordenador de Educação e Desenvolvimento Ambiental, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. (2007/16).
– É Presidente da AGUA – Associação Guardiã da Água (ONG) – www.agua.bio.br.

Conteúdo Programático:
O conteúdo é disponibilizado em 04 módulos com 30 horas/aula no total.

1- Módulo I – Dimensão Global
Apresentação sobre os Aspectos e Impactos Ambientais, conceitos de Ecologia, Saúde Pública, Recursos Hídricos, Saneamento, Legislação e Educação Ambiental para Sustentabilidade na dimensão global. A interação do homem com a Natureza é tratada numa perspectiva histórica, com a apresentação no tempo e espaço do processo de humanização da natureza e os respectivos impactos da urbanização. Com base nos conceitos de Ecologia, o conteúdo contempla a seguir, numa abordagem global e multidisciplinar os assuntos relacionados à Água e os Sistemas de Sustentação da Vida e os temas tratados nas Conferências das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da Pobreza, Fome e Subnutrição, Crescimento Econômico e Desigualdade, Saúde, Educação, Florestas, Biodiversidade e Ecossistemas, Água e Saneamento, Energia, Oceanos e Mudança Climática. Com apresentação e discussão dos Objetivos do Milênio e dos Objetivos e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do PNUD / ONU. Todos esses assuntos são sempre relacionados aos impactos nos recursos hídricos e saneamento, com encaminhamentos no campo da educação para a sustentabilidade.

Material Didático em PDF:
1. Relatório do Painel de Alto Nível do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Sustentabilidade Global – Povos Resilientes, Planeta Resiliente: Um Futuro Digno de Escolha. Com 154 folhas – 2.000 KB.
2. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR4/2015) – Água para um mundo sustentável. Com 500 folhas – 22.000 KB.

2-Módulo II – Dimensão Nacional
Em nível nacional são apresentados a conjuntura dos recursos hídricos no Brasil, por meio de relatório da Agência Nacional de Águas – ANA. Com a situação da quantidade e qualidade das águas pluviais e fluviais, demandas e usos múltiplos, balanço hídrico e vulnerabilidade. Além de informações e reflexões sobre planejamento, regulação, fiscalização, cobrança e informação sobre a gestão da água. Sob enfoque da educação sanitária e ambiental, os usos múltiplos da água e do solo são discutidos sob a ótica dos limites de tratamento da água e dos esgotos, e também sob a égide da Portaria MS Nº 2.914 que dispõe sobre o controle da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Ainda em nível nacional serão apresentados e discutidos os Biomas Brasileiros, com destaque para as Unidades de Conservação e a relação da biodiversidade com os mananciais de água para consumo humano.

Material Didático em PDF:
1. Relatório: Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2014. Com 140 folhas – 79.000 KB.
2. Biomas do Brasil: ecossistemas e unidades de conservação brasileiras. Com 390 folhas – 115.000 KB.
3. Carta de São Paulo / Recursos hídricos no Sudeste: segurança, soluções, impactos e riscos. Com 7 folhas – 326 KB.
4. Recursos Hídricos no Brasil: problemas, desafios e estratégias para o futuro. Com 90 folhas – 170.000 KB.

3-Módulo III – Dimensão Estadual Recursos Hídricos e Sustentabilidade
Sob a ótica da educação ambiental é apresentado e discutido a Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo, que o Governo do Estado instituiu por meio do Decreto nº 58.107, de 5 de junho de 2012, com 40 metas setoriais que definirão a ação do Governo até 2020. Uma dessas metas é a universalização do saneamento com 100% de água, coleta e tratamento de esgotos. Toda a temática relacionada as 40 metas tem a ver com educação ambiental, pois perpassam pela Economia Verde, Biodiversidade e Recursos Naturais, Agricultura Sustentável, Habitação Sustentável, Resíduos Sólidos, Saneamento e Recursos Hídricos, Energia Renovável, Logística e Transportes, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Compras Públicas Sustentáveis, Adaptação às Mudanças Climáticas e Melhoria da Qualidade de Vida. Um dos encaminhamentos para a sustentabilidade no estado é a implantação do Zoneamento Ecológico-Econômico, que compatibiliza ecologia com economia e para tanto a EA é fundamental. Os Biomas do estado de São Paulo também são apresentados e discutidos nesse módulo.
Apresentação e discussão relacionada aos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos; com os Fundamentos e Diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos, o Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos – SINGREH e o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SIGRH e os Comitês de Bacias Hidrográficas em Nível Nacional. Em nível estadual é apresentada a Política Estadual de Recursos Hídricos, com a Evolução da implementação do Sistema de Recursos Hídricos, Política, Comitês, Conselhos, Planos e Agências de Bacia Hidrográfica e as Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de SP; além dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, Planos de Recursos Hídricos, Enquadramento dos corpos d’água, Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos, Compensação a Municípios e Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos e o Fundo
Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO. Também nesse módulo são apresentados e discutidos o Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH 2012-2015; o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos em São Paulo e o Relatório de Situação de Recursos Hídricos da UGRHI-06. A conclusão do módulo se dá com a apresentação do Relatório: Qualidade das Águas Superficiais no Estado de São Paulo – Cetesb, com discussões sobre educação ambiental relacionada ao assunto acima relatado.

Material Didático em PDF:
1. Decreto Estadual: 40 Metas de Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo, Decreto nº 58.107, de 2012. Com 109 folhas – 900 KB.
2. Biomas do Estado de São Paulo: ecossistemas e unidades de conservação paulistas. Com 106 folhas – 7.900 KB.
3. Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos; com 109 folhas – 900 KB.
4. Relatório do Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH 2012-2015 (última edição); com 122 folhas – 5.600 KB.
5. Relatório de Situação dos Recursos Hídricos em São Paulo (última edição); com 15 folhas – 5.015 KB.
6. Relatório de Situação de Recursos Hídricos da UGRHI-06 (última edição); com 162 folhas – 10.900 KB
7. Relatório: Qualidade das Águas Superficiais no Estado de São Paulo – Cetesb (última edição); com 222 folhas – 14.300 KB.

4-Módulo IV – Dimensão Saneamento Básico e Ambiental
A- Apresentação e discussão do Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista, criado para garantir o suprimento de água bruta para o abastecimento urbano, industrial e da agricultura irrigada até o horizonte do ano 2035, dentro da maior e mais importante aglomeração urbana do País; decorrente do Decreto nº 52.748, de 26 de fevereiro de 2008, o Plano foi elaborado por uma equipe multidisciplinar e acompanhado por técnicos do DAEE, da Sabesp e de três Secretarias do Governo do Estado – Planejamento e Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Saneamento e Recursos Hídricos. O trabalho reflete o estado da arte da pesquisa científica nacional, produzindo um valioso instrumento de planejamento e de gestão integrada, capaz de subsidiar a tomada de decisões e ações necessárias para garantir a segurança hídrica de uma imensa mancha territorial. O estudo aponta para a necessidade de criação de novos sistemas de captação e reservação de água bruta em um cenário que inclui a renovação da outorga do Sistema Cantareira. Ao mesmo tempo, incorpora as ações de curto prazo, parte das quais já está sendo executada pelo Governo do Estado, além de um plano de investimentos de médio e longo prazos a ser revisto periodicamente. O Plano propõe também o atendimento das demandas de recursos hídricos, tanto para o abastecimento urbano quanto para os usos industriais e de irrigação com os horizontes de projeto para 2018, 2025 e 2035. Sob á ótica da Educação Ambiental é apresentado o Cenário com Ações de Gestão e Controle Operacional das Demandas, com os redutores de vazão decorrentes da implementação de ações de gestão e controle operacional das demandas.

B- Relato do negócio Sabesp por meio da apresentação do Relatório de Sustentabilidade com ênfase em Educação Sanitária e Ambiental no contexto da Gestão Ambiental da Empresa. Os assuntos serão discutidos tendo como base os Planos, Programas Estruturantes e Projetos Corporativos da Sabesp. Serão apresentados os Sistemas de Água Regionais e Metropolitano da Sabesp e os Sistemas de Esgotos Regionais e Metropolitano da Sabesp; abordando também as Águas Subterrâneas e Sistema de Poços da Sabesp. Serão apresentadas ainda várias experiências, metodologias e procedimentos de educação ambiental e mobilização social, em especial do PEA Sabesp.

Material Didático em PDF:
1. Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista; com 464 folhas – 143.300 KB.
2. Apresentação Institucional Sabesp, fundamentada no Relatório de Sustentabilidade 2015; com 246 folhas – 3.900 KB.

Vagas: 25 (o curso se inicia somente com o preenchimento mínimo de 20 vagas)
Local: AESabesp – Rua Treze de maio, 1642, casa 1 – Bela Vista – São Paulo – SP
Estacionamento disponível no local.
Datas: (tabela abaixo)
Horário: das 18:30 às 21:30hs.
Carga horária: 30 horas.
Material do curso: Disponibilizado em meio magnético (PDF).

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Informações:
[email protected]
ou (011) 3263-0484

As inscrições podem ser realizadas pelo site da AESabesp (no final do texto).