Empresas

Fundação Toyota inicia modernização e ampliação de biblioteca pública em SP

Obra será realizada em São Bernardo do Campo, onde está localizada a primeira fábrica da Toyota fora do Japão.

A Fundação Toyota do Brasil começou no início deste mês as obras para a modernização e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo, São Paulo. O investimento de R$ 4,5 milhões está sendo aplicado em várias melhorias de infraestrutura. Nos primeiros dias de reforma, a equipe está no processo de demolição de algumas estruturas do local e recebendo materiais para andamento da reforma.

O espaço modernizado vai contar com uma sala para o acervo de 37 mil exemplares, sala de estudos, área infantil, espaço de estudos, sala temática, um auditório de vidro que levará o nome da Fundação Toyota do Brasil e acesso a pessoas portadoras de deficiência. Além disso, a obra também ganhará o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva.

Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.

A reforma, que é uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município está prevista para ser entregue no fim de 2016.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.