Arquivo

Emirados, um escudo protetor

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 22/6/2016 – O xeque Hamdan bin ZayedAl Nahyan, representante do governador de Abu Dhabi na região Ocidental, destacou que os Emirados Árabes Unidos têm um papel de vital importância nos esforços internacionais para frear as graves repercussões que dos conflitos na vida de milhões de pessoas.

Por ocasião do Dia Mundial dos Refugiados, o xeque destacou que os Emirados continuarão sendo um escudo protetor, aliviando seu sofrimento e protegendo sua dignidade humana. Hamdan também pediu à comunidade internacional que redobre os esforços para enfrentar a crise e assuma sua responsabilidade para melhorar a vida das vítimas dessas circunstâncias.

O xeque Hamdan destacou a disposição do país para oferecer uma atenção permanente frente ao crescente número de refugiados, como forma de melhorar sua capacidade de fazer frente a condições de emergência e apoiar programas voluntários para que essas pessoas possam regressar aos seus países, bem como assegurar a estabilidade em suas regiões.

“Apoiar os refugiados em sua difícil situação é um dever humanitário que não termina na fronteira de alguns países, porque a humanidade excede suas fronteiras. O constante apoio dos Emirados aos refugiados é um verdadeiro reflexo de suas boas intenções com toda a humanidade”, acrescentou o xeque.

Além disso, destacou o papel da Meia-Lua Vermelha dos Emirados que ajuda e protege os refugiados. Em particular, mencionou os acampamentos montados no Iêmen, Bósnia-Herzegovina, Afeganistão, Jordânia,Paquistão e Somália. Por fim, se referiu a outros esforços que a organização realiza na Jordânia e no Iraque.

No dia 4 de dezembro de 2000, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a resolução 55/76, que declara 20 de junho como Dia Mundial dos Refugiados. No documento destaca-se que, em 2001, seria celebrado o 50º aniversário da Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados, de 1951. Envolverde/IPS