Empresas

Medalha da Canoagem marca entrega de presente da GE para o Rio

Isaquias Queiroz dá ao Brasil primeira medalha olímpica na canoagem. Foto: Ministério do Esporte
Isaquias Queiroz dá ao Brasil primeira medalha olímpica na canoagem. Foto: Ministério do Esporte

Patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e também da Confederação Brasileira de Canoagem, empresa doa tecnologias para a cidade. 

Por Redação da Envolverde* 

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2016 – Uma relação centenária merece uma grande comemoração. Presente no Brasil desde 1919, a General Eletric (GE) encontrou nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos uma grande chance para iniciar as comemorações de seu centenário no País, aproveitando também sua tradição para as cidades que sediam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A companhia oficializa hoje seu legacy gift para o Rio de Janeiro, com tecnologias da GE, pensado para beneficiar a população, a cidade e também seus visitantes.

Este dia não foi escolhido ao acaso. A empresa também patrocina a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e por meio de seus presentes para a cidade, busca tornar a primeira medalha da Canoagem nos Jogos Rio 2016 ainda mais memorável.  Ao conquistar a prata na modalidade C1000, Isaquias Queiroz se torna o primeiro brasileiro a estar no pódio na história da Canoagem Brasileira. E foi por conta desta conquista inédita, que a GE anuncia hoje seus legados para o Rio.

“Hoje é um dia de enorme alegria para nós! Ver o trunfo dos nossos atletas nos faz ter ainda mais certeza da importância do patrocínio à CBCa. Como queremos imortalizar essa medalha, entregamos hoje nosso legado para o Rio”, celebra Rafael Santana, presidente e CEO da GE para América Latina. “Mais do que contribuir para o sucesso dos Jogos, vamos deixar um legado sustentável para as gerações futuras. Dessa maneira, nosso presente impactará o dia a dia da população, sendo importante para a melhora da qualidade de vida de todos”, complementa.

A GE espera melhorar o cuidado com a saúde da população e evoluir a iluminação pública em áreas de grande movimento. O primeiro presente envolveu 24 equipamentos médicos de diagnóstico por imagem e soluções de IT da GE Healthcare para o Hospital Municipal Souza Aguiar, uma das maiores unidades de emergência da América Latina e principal hospital de trauma da cidade do Rio de Janeiro. As áreas mais beneficiadas foram o Centro Cirúrgico e de Medicina Diagnóstica, possibilitando com que mais pacientes sejam atendidos pela instituição, que normalmente realiza 600 cirurgias por mês.

“É um grande orgulho para a GE oferecer esta doação. Por meio destes equipamentos, o Hospital amplia seu potencial de cirurgias em mais de 30%, contribuindo para atender melhor a população, ao diminuir tanto a fila de espera para a realização de exames quanto a do centro cirúrgico”, celebra Santana.

A GE entregou para o Rio mais de 1,6 mil luminárias de LED e um sistema de iluminação com monitoramento remoto em duas áreas movimentadas do Rio de Janeiro: as ruas do bairro da Lapa e o Parque do Flamengo, incluindo ciclovia e pista de cooper.  Tal projeto, ajudará a reduzir os gastos com energia elétrica e manutenção ao mesmo tempo em que oferecerá maior conforto visual e melhorará a visibilidade de pedrestes e veículos que circularem pelas duas regiões, está sendo realizado com a RioLuz, empresa responsável pela iluminação pública da cidade.

Um Rio de Janeiro mais saudável

As doações para o Hospital Souza Aguiar consistem em quatro arcos cirúrgicos, seis equipamentos de anestesia, quatro aparelhos de Raio X, um equipamento de tomografia e dois ultrassons. Além disso, a GE Healthcare disponibilizou dois sistemas de Healthcare IT e treinamentos aos especialistas do hospital que irão utilizar os equipamentos.

“Mais do que equipamentos de última geração, o Souza Aguiar recebe também um sistema digital de imagens que possibilitará o arquivamento de imagens por mais de três anos, agilizando o atendimento e auxiliando na produção de uma análise evolutiva da saúde dos pacientes”, detalha Daurio Speranzini Jr, presidente e CEO da GE Healthcare para a América Latina. “O mundo está cada vez mais conectado e a área da saúde também. Possibilitar que todas as imagens estejam em sistemas digitais, oferecerá eficiência ao Hospital, ao mesmo tempo em que proporciona diagnóstico de qualidade para a população”, complementa.

Importante reforçar que o local contava com apenas três arcos cirúrgicos (aparelho de raios X que fornece imagens em tempo real) para atender suas nove salas de cirurgia. Após receber o legado olímpico, passa a contar com mais quatro. “Com os novos arcos, o Hospital ampliará em 100% sua capacidade para cirurgias minimamente invasivas”, revela o executivo.

Importante passo para uma cidade mais inteligente e brilhante

O Rio já conta com a tecnologia LED em algumas localidades. O projeto pioneiro foi inclusive realizado pela GE, para a iluminação recreativa da Lagoa Rodrigo de Freitas. Agora, o Parque do Aterro do Flamengo e a Lapa contam com instalações de LED e gerenciamento sem fio, que é capaz de acender, apagar ou controlar a intensidade da luz.

Tudo isso é possível por meio do sistema de telegestão da GE, chamado de LightGrid, que permite uma medição precisa à distância e em tempo real do consumo de energia. Como a tecnologia torna possível customizar a intensidade produzida pelas lâmpadas, beneficia ainda mais a economia de energia que a tecnologia LED já proporciona. E mais importante, aumenta a visibilidade e elimina pontos cegos, aumentando a sensação de segurança.

Com os novos sistemas, os benefícios também serão estendidos aos cofres públicos. Atualmente, a iluminação do Aterro consome 1.161 kW. Com a nova tecnologia, serão 237,6 kW, uma redução de 78%. Na Lapa, a redução prevista é de 50%.

Legados para outras cidades

A GE patrocina os Jogos Olímpicos desde 2005 e começou a tradição dos legacy gifts quando as Olimpíadas de Pequim, em 2008, chegaram ao fim. A conquista que foi celebrada na cidade de Dongguang e vilarejos próximos foi uma unidade de tratamento de água, capaz de beneficiar 60 mil pessoas.

Para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010, a GE doou uma unidade móvel de saúde, disponível 24 horas por dia, com sala de cirurgia, quatro leitos para cuidados intensivos, 10 leitos de emergência, maternidade e centro de resposta a desastres. A GE ainda doou um equipamento de Tomografia Computadoriza de 64 canais para o Whistler Health Care Centre, localizado na região de Sea to Sky, na British Columbia.

Em Londres, o legado foi a doação de equipamentos médicos para uma nova unidade neonatal do Hospital Universitário de Homerton – uma das maiores unidades neonatais em Londres – para diminuir as altas taxas de mortalidade infantil nos próximos anos. A GE também forneceu um sistema de iluminação com eficiência energética para a icônica Tower Bridge. Além da economia com os custos de energia, as soluções da GE permitiram a realização de um espetáculo de luzes.

Nos Jogos de Inverno de Sochi 2014, a companhia doou uma van com um mamógrafo móvel com o intuito de percorrer por áreas remotas da região de Krasnodarsky, Rússia, onde o acesso à tecnologia de rastreio do câncer de mama é um desafio. (#Envolverde)

* Com informações da GE.