O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre as brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão 16.340 novos casos em 20161. Estima-se ainda que mais de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos¹.  Para promover o debate sobre a doença com a sociedade, a AES Eletropaulo, em parceria com a AES ERGOS e a Roche levarão a mensagem de conscientização da doença na própria conta de luz dos moradores das regiões da zona sul e zona leste da cidade de São Paulo. A mensagem que chegará a pelo menos 600 mil casas nos bairros Itaquera, Grajaú e Guarapiranga com informações sobre como prevenir e tratar o câncer de colo do útero. Os moradores também poderão acessar um site com os endereços dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia próximos os bairros e encontrar mais dados. Dividida em diferentes etapas, a campanha motivou ativação nas redes sociais, com o uso da hashtag #ForçaAmiga, engajamento de celebridades, intervenções no Metrô de São Paulo e no Programa Poupatempo. Ainda, prevê-se a disseminação de conhecimento entre os especialistas, jornalistas, blogueiras e influenciadores, para fomentar uma discussão integral sobre a saúde da mulher e mudar as estatísticas nacionais, desde aquela que precisa se prevenir até aquela que hoje já tem a doença. O movimento é idealizado pela Roche, com parceria das seguintes entidades: Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos – EVA, a Associação Brasileira de Patologia do Trato Genitário Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o Instituto Oncoguia, o Instituto Lado a Lado pela Vida e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. Para mais informações sobre a campanha e o câncer de colo do útero acesse http://www.forçaamiga.com.br. (#Envolverde)