Empresas

SOS Mata Atlântica fecha parceria para neutralizar carbono emitido por carros alugados

Programa Carbon Free faz plantio de árvores proporcional ao deslocamento em cada locação de veículo da empresa; número de diárias dobrou para 36 mil em 2015. 

A Fundação SOS Mata Atlântica fechou parceria com a Movida, segunda maior empresa em aluguel de automóveis do país, para fazer o plantio de árvores em cidades do Brasil e neutralizar as emissões de carbono (CO2) feitas pelos carros da locadora. A parceria faz parte do Carbon Free, programa criado pela empresa em 2009 que se tornou a primeira ação sustentável na área de locação de veículos.

Lançado em 2009, o projeto ganha cada vez mais espaço e adeptos. Até julho deste ano, já foram mais de 26 mil diárias contratadas, num total superior a quatro milhões de quilômetros rodados e mais de sete mil árvores plantadas. Em 2015, o número de diárias em que os clientes optaram pelo Carbon Free dobrou em relação a 2014, passando de 18 mil para 36 mil, aproximadamente.

Ao optar pela contratação da diária do programa, o motorista paga um valor simbólico. Após a devolução do veículo, uma empresa especializada analisa o deslocamento realizado e faz o cálculo das emissões de carbono, que resulta no número de árvores a serem plantadas. O crescimento das árvores pode ser acompanhado pela internet, no site da Movida.

Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, destaca que a iniciativa proporciona uma atitude sustentável de forma inovadora, contribuindo para que todos os envolvidos – empresa, ONG e consumidores – dividam as responsabilidades. “Todos estão fazendo sua parte para evitar danos ao meio ambiente e para termos uma qualidade de vida melhor”, afirma.

De acordo com o CEO da Movida, Renato Franklin, combater o desmatamento e as mudanças climáticas é uma tarefa de todos, empresas e consumidores. “Nós, desde sempre, adotamos uma postura sustentável e buscamos incentivar o consumo consciente por meio de alternativas para mitigar as emissões provenientes da nossa atividade”, ressaltou.

A neutralização do carbono ocorre quando as florestas, por meio da fotossíntese, captam o CO² e reduzem a concentração na atmosfera, contribuindo positivamente no combate as alterações climáticas. Ao longo de 15 anos, a Fundação SOS Mata Atlântica já plantou um total de 36 milhões de mudas de árvores nativas, numa área total equivalente à do Recife, através de seus programas de restauração florestal. (#Envolverde)