Estudo de Harvard levanta erros na maioria das dietas

Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos) divulgaram uma novidade. A conclusão de um novo estudo sobre dietas desmente a visão convencional de que, para emagrecer, é necessário combinar alimentação menos calórica com prática de esportes. Segundo a pesquisa, apenas o tipo de alimento influencia na perda ou ganho de peso.

A pesquisa analisou, nos últimos 20 anos, 120. 877 pessoas – cerca de dois estádios do Morumbi cheios. Periodicamente, questionários foram feitos para saber o que funciona para emagrecer.

Pessoas que comiam alimentos como batata frita, chips, carne vermelha, sobremesa e tomavam refrigerante, mesmo que em pouca quantidade (configurando pouca caloria) e praticando esportes, engordaram. Em compensação, aqueles que comiam iogurte, vegetais e grãos emagreceram, mesmo que em número maior de calorias do que os do primeiro grupo.

* Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.

** Veja também no Portal Aprendiz: “Utilizado em SP, bônus para docente em NY é cancelado“.

*** Publicado originalmente no Portal Aprendiz.