Política Pública

COP22: Empreendimento cria “geladeira do deserto”

Por Alexandre Gonçalves Jr, de Marrakech, especial para a Envolverde –

O produto criado para zonas semi-áridas é capaz de estocar cerca
de 6 a 8 quilos de alimentos.

Cada ano que passa as tecnologias parecem tornar os seres humanos mais e mais dependentes da energia elétrica. Porém, em zonas em que a energia elétrica ainda não chegou, é preciso que a tecnologia olhe para trás e inspire-se em técnicas usadas por ancestrais.

A “geladeira do deserto”, que custa em torno de 150 reais
A “geladeira do deserto”, que custa em torno de 150 reais

 

O produto Fresh’it, criado pelo empreendimento social Go Energy Solutions, estoca até 8 quilos de alimentos em refrigeração completamente natural. O equipamento, apesar de poder funcionar em zonas semiáridas, não possui uma tecnologia que necessite de nada além de dois potes, areia e água.

O funcionamento da “geladeira do deserto” ocorre por conta da areia entre os dois potes, que deve ser regada duas vezes por dia dependendo do clima da região. O que refrigera e deixa frutas, vegetais e água frescos no interior do frasco é a evaporação da água regada.

A demanda surgiu por conta de populações rurais que, por não possuírem acesso à rede elétrica, perdem lucro por não poder conservar os alimentos em um refrigerador convencional.  O produto atualmente é produzido somente no Marrocos. (#Envolverde)