Arquivo

ORIENTE MÉDIO: "Trump deve apoiar suas palavras com ações"

ABU DHABI, 5 de maio (WAM) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega palestino, Mahmud Abbas, fizeram declarações sobre as perspectivas para renovar as negociações de paz entre israelenses e palestinos após a sua primeira reunião, de acordo com um jornal Emirados Árabes Unidos.

O estilo característico de Trump, disse que “A nova iniciativa terá início após sucessivas tentativas frustradas por presidentes americanos anteriores”.

“O sentimento de ambos os palestinos e israelenses é extremamente apático sobre a possibilidade de alcançar a paz, declarações de autoridades palestinas surpreenderam pelo tom otimista”, disse um editorial do The Gulf News na sexta-feira 5 deste mês.

Os líderes palestinos dizem que Trump poderia ser indicado com sua mistura de estilo bombástico e imprevisibilidade para relançar as negociações de paz. “Estamos satisfeitos que agora o governo dos EUA sabe sobre nós por nós mesmos, não por terceiros”, disse Abbas.

O renovado impulso no sentido da paz coincide com um delicado momento das relações entre israelenses e palestinos, a longa greve de fome que fizeram prisioneiros palestinos, a apropriação de terras por Israel e uma onda de violência.

“Trump tem uma importante responsabilidade para apoiar suas palavras com ações, e nos próximos meses dará as melhores partes indicações de como planeja chegar a um acordo, que marca como ‘histórico'”, disse o jornal.

“Também é importante que Trump não compra sua promessa de campanha para mover a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém Oriental (ocupada), que mataria as negociações antes”, disse Abbas. (Envolverde)