O Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP está completando 20 anos. O programa foi iniciativa de uma agência brasileira de fomento à pesquisa científica ao conceder recursos não reembolsáveis diretamente para a pequena empresa realizar pesquisa no ambiente empresarial. Lançado em 18 de junho de 1997, o programa já apoiou 1.100 pequenas empresas de base tecnológica, situadas em 127 cidades no Estado de São Paulo. Essas empresas realizaram, ao longo das últimas duas décadas, 1.788 projetos de pesquisa, que resultaram no desenvolvimento de uma série de produtos, processos e serviços inovadores, além da criação de milhares de empregos e na dinamização da economia dos municípios onde estão localizadas. No total, a FAPESP já destinou R$ 360 milhões ao Programa nas duas primeiras fases. O livro sobre os 20 anos do PIPE pode ser baixado em http://www.fapesp.br/publicacoes/2017/pipe20anos.pdf (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS8
ODS8
Programa para pequenas empresas da FAPESP completa 20 anos
ODS 8
BNDES Garagem seleciona 100 startups para o ciclo de 2024
● 51% das startups atuam nas temáticas de economia verde e descarbonização; 47% contam com representantes pretos ou pardos e 42% estão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ● Seleção priorizou negócios que se destacaram pelo uso de inteligência artificial (IA) ● Mais de 1.840 projetos se inscreveram no programa de aceleração
ODS 8
Colaboração e dados são pilares para as finanças sustentáveis
A agenda de finanças sustentáveis vem ganhando protagonismo diante da emergência climática global. No Brasil, um dos principais desafios é acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e avaliar com precisão os riscos climáticos das empresas que buscam financiamento. No entanto, a falta de dados unificados e de modelos mais robustos de divulgação do impacto ambiental das atividades econômicas tem dificultado a alocação eficiente de capital.
ODS 8
BNDES: Crédito para indústria supera agro
Banco já aprovou R$ 154 bilhões, em 2024, para a Nova Indústria Brasil, incluindo o maior valor já registrado pela instituição em projetos de inovação
ODS 8
A STADLER expande suas operações para peças de reposição e complexo de escritórios na América do Norte
A STADLER Anlagenbau GmbH, empresa alemã com atuação global especializada no planejamento, produção e montagem de plantas de reciclagem e triagem prontas para uso, tem o prazer de anunciar a inauguração de um novo armazém para peças de reposição e complexo de escritórios de última geração para sua subsidiária nos EUA, a STADLER America. Localizada em Winston-Salem, Carolina do Norte, essa nova instalação representa um investimento significativo para apoiar a crescente base de clientes da empresa na América do Norte.
ODS 8
Brasileiro assume liderança do Conselho do Sistema B Global
O Sistema B Internacional renovou suas lideranças, e João Bernardo Casali, líder da Empresa B NATIVA, na América Latina, e Cecilia Peluso, CEO da Empresa B argentina Limpiolux, foram escolhidos para coliderar a organização na América Latina. No total, seis representantes do Movimento B de diferentes países da região fazem parte do Conselho.
ODS 8
Ingá celebra cultura algodoeira na Paraíba
Nos anos 80 do século passado a Paraíba, grande produtora nacional de algodão, viveu um drama sem precedentes para a economia local. Uma grande seca acompanhada da praga de um inseto conhecido como bicudo dizimou os campos de algodão trazendo enormes prejuízos econômicos e a perda de milhares de empregos.