Arquivo

EMIRADOS: Primeiro parque eólico flutuante se prepara para zarpar

STORD, 5 de julho (WAM) – A Companhia de Energia Limpa dos Emirados Árabes Unidos, Masdar, anunciou os sucessos alcançados no desenvolvimento do primeiro parque eólico flutuante comercial, que, uma vez concluído, será colocado fora da costa de Aberdeenshire, na Escócia.

As cinco turbinas, com uma capacidade de seis megawatts cada, se acoplaram a uma subestrutura flutuante em Stord, Noruega, pronta para ser rebocado para o mar 25 km mar adentro, em frente da cidade escocesa de Peterhead e, em seguida, ancorada ao leito do mar.

O parque eólico Scotland Hywind, um projeto de 210 milhões de libras (271 milhões de dólares) aprsentado no final de 2015, é uma parceria entre a empresa internacional Statoil e Masdar.

A aquisição de Masdar de 25 por cento do projeto, do que Statoil detém os 75 por cento restantes foi anunciada durante a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, em janeiro.

O parque eólico de 30 megawatts ocupará quatro quilômetros quadrados no Mar do Norte, onde se registram ventos de 10 metros por segundo. Uma vez concluída, no quarto trimestre deste ano, o projeto levará eletricidade gerada a partir de fontes renováveis para 22.000 famílias britânicas.

“Nos anima ver o primeiro parque eólico offshore a um passo de conclusão, o que demonstra nosso compromisso de longo prazo para promover a comercialização de tecnologias de energia renovável”, disse Mohamed Jamil Al Ramahi, CEO da Masdar.

“A implantação de energia eólica comercialmente viável em águas profundas marca uma nova era de crescimento para a energia eólica, que permite aos países diversificar a matriz energética. Estamos orgulhosos de expandir o portfólio de energia renovável de Masdar na Grã-Bretanha e desenvolver nossa estreita parceria com Statoil “, acrescentou.

Demonstrando soluções rentáveis e de baixo risco de parques eólicos futuras flutuantes soluções em larga escala, Hywind Escócia é a segunda colaboração em energia eólica offshore entre Masdar e Statoil, após Dudgeon, de 402 megawatts.

Instalar cinco turbinas na plataforma flutuante é um feito incrível, uma vez que cada turbina pesa cerca de 12.000 toneladas. O diâmetro das pás de rotor é de 154 metros, cerca de duas vezes o tamanho de um Airbus A380, enquanto que as próprias turbinas têm 253 metros de altura com 78 metros abaixo da superfície do mar. Isso é quase três quartos da altura da Torre Eiffel.

As imensas estruturas também são construídas para suportar ondas de pelo menos 20 metros de altura e ventos de 40 metros por segundo. É previsto que Hywind Scotland esteja produzindo com plena capacidade no final deste ano. (Envolverde)