Arquivo

EMIRADOS: Arábia Saudita faz história recebendo Patriarca Cató

ABU DHABI, 15 de novembro (WAM) – A Arábia Saudita apressa-se a empreender medidas de modernização, entre as quais a última é a visita histórica do patriarca católico do Líbano a Riad, onde se encontrou com o guardião dos Lugares Sagrados, Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, segundo um jornal emirati.

“O cardeal Mar Bechara Boutros al-Rahi é uma das figuras cristãs mais proeminentes do Oriente Médio. Líderes cristãos libaneses visitaram os governantes sauditas em Riyad várias vezes, mas Al Rahi é o primeiro líder da igreja a visitar este reino “, disse um editorial no The Gulf News na quarta-feira.

“O convite se dá no âmbito das medidas de modernização da sociedade saudita tradicionalmente conservadora, liderada pelo príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz, que prometeu em outubro erradicar o extremismo e devolver o reino ao que ele disse que era um islamismo ‘moderno’ “, disse o jornal.

“Os símbolos cristãos são proibidos na Arábia Saudita, mas Al Rahi caminhou com uma cruz e foi saudado por um dos ministros mais influentes do reino, Thamer Al Sabhan”, de 32 anos, disse ele.

“A visita coincidiu com um momento em que a Arábia Saudita está se movendo rapidamente para reunir aliados para ajudá-lo a combater o expansionismo rápido e agressivo do Irã na região”, acrescentou.

“A visita do Patriarca Bechara, que procura criar um” diálogo sincero e completo “com os muçulmanos, é um passo para uma maior cooperação entre duas grandes religiões”, acrescentou o jornal com sede em Dubai. (Envolverde)