A TOMRA Sorting Recycling vai marcar presença na Waste Expo 2017 (Stand A5A), que ocorre entre os dias 21,22 e 23 de Novembro. Trata-se de um evento único no país totalmente focado na Gestão de Resíduos Sólidos.
No Brasil cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos são gerados por ano e apenas 3% disso é reciclado. Os números falam por si, a necessidade de mudança é grande, e tem demorado em avançar. Mais grave ainda, segundo o estudo anual da ABRELPE, cerca de 59,8% das cidades brasileiras que fazem uso de destinos considerados inadequados para o descarte de lixo. e cerca de 500 municípios não possuem sequer coleta domiciliar. Apesar de todo esse panorama, a verdade é que o país tem muito a evoluir e a TOMRA Sorting Recycling acredita ter um papel preponderante nessa mesma mudança.
A TOMRA Sorting Solutions desenvolve e oferece soluções de triagem baseada em sensores pois acredita que o inicio para o tratamento adequado dos resíduos passa pela recuperação dos materiais valorizáveis que atualmente estão sendo dispostos, de forma a aumentar o ciclo de vida desses produtos colocando-os de volta através da reciclagem.
De acordo com Carina Arita, Diretora Comercial da TOMRA Brasil, “os benefícios da reciclagem vão desde a saúde publica pelo o tratamento dos resíduos sólidos, a geração de empregos diretos e indiretos, a movimentação da economia da industria da reciclagem, a proteção do meio ambiente pela substituição do uso de recursos naturais entre outros inúmeros benefícios intrínsecos como o próprio atendimento da Politica Nacional de Resíduos Sólidos”.
Considerando o potencial desse mercado, e o alinhamento da sua tecnologia com os benefícios que pode proporcionar para a sociedade e o meio ambiente, a TOMRA Sorting Recycling tem acreditado e investido com subsidiária no Brasil desde 2011 visando impulsionara reciclagem através da seleção baseada em sensores óticos, e vai estar presente na segunda edição da Waste Expo Brasil para apresentar ao mercado suas soluções já existentes e consolidadas ao redor do mundo bem como os últimos lançamentos no segmento de Resíduos Sólidos como a separação de vidro através do AUTOSORT Laser.
Na ótica de Carina Arita, “a TOMRA Sorting Solutions estará a disposição para conhecer a realidade dos resíduos em cada cidade no Brasil e América do Sul a fim de discutir e buscar soluções com suas tecnologias de última geração e que aos poucos vai conquistando terreno no mercado brasileiro para atender as diferentes demandas”.
A importância da Waste Expo e a apresentação do AUTOSORT Laser
De forma a dar respostas e colocar desafios às atuais políticas do país, a Waste Expo Brasil vai nos dias 21, 22 e 23 de Novembro reunir especialistas do setor que vão de certa forma explorar alternativas para a gestão de resíduos sólidos e identificar possíveis caminhos para uma mudança de mentalidade. O painel de oradores conta com nomes de peso, como é o caso do Ministro de Estado do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e ainda o lançamento de um estudo inédito da Organização das Nações Unidas Meio Ambiente – PNUMA: o Atlas da Gestão de Resíduos na América Latina.
Lançando no último mês de Outubro, falamos de um sistema que permite a seleção de vidro, cerâmica, pedras, metais e plásticos de resíduos domiciliares e comerciais. As suas capacidades permitem que as Plantas de Triagem de Resíduos possam recuperar ainda mais materiais e reduzir o volume de resíduos que seguirá para os aterros, reduzindo também os custos de disposição. Além disso, o AUTOSORT LASER ajuda a criar receitas adicionais através da recuperação de mais um produto com valor comercial.
Para Carina Arita, que vai estar a apresentar o novo sistema ótico no stand (A5A) e esclarecer algumas questões e curiosidades, o AUTOSORT Laser “tem uma tecnologia de separação a laser tem como base no bem-sucedido sistema de infravermelhos (NIR) e na flexível série AUTOSORT da TOMRA, que tem sido o separador favorito com mais de 4.000 unidades instaladas em todo o mundo”.
O AUTOSORT LASER da TOMRA oferece uma poderosa combinação de sensores capaz de detetar ainda mais propriedades do material no mesmo ponto simultaneamente e, portanto, seleciona as frações de material de forma mais eficiente. Ao contrário de tecnologia existentes, o AUTOSORT LASER se destaca em separar o vidro fino, grosso ou opaco de resíduos sólidos urbanos.