Arquivo

GOLFO: Quarteto condena o relatório da ONU sobre Catar

ABU DHABI, 31 de janeiro (WAM) – Os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein e o Egito condenaram veementemente o relatório da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, cujos membros visitaram Qatar em novembro de 2017 por considerá-lo impreciso e tendencioso.

Assinalaram que o texto baseia-se numa compreensão incompleta da crise política que existe entre os quatro países e Doha, bem como seu contexto histórico.

Em uma declaração conjunta sobre o relatório emitido pela comissão com base em sua visita ao Qatar em 24 de novembro, o quarteto disse que a crise é atribuída ao apoio que a Doha fornece ao mundo para indivíduos e entidades envolvidas no financiamento e promoção do terrorismo e da retórica do ódio na região árabe.

Os quatro países alegaram que seu boicote ao Qatar é consistente com seu direito soberano de defender sua segurança nacional.

Eles também disseram que é uma reação normal de até menos intensidade do que as práticas do governo do Qatar e seu apoio ao terrorismo, o que viola a Carta das Nações Unidas, o direito internacional e todas as resoluções relevantes emitidas pelo Conselho de Direitos Humanos e a Assembleia Geral do fórum mundial. (Envolverde)