Sociedade

Escolas ganham projeto sobre mobilidade urbana dado pela empresa 99

Com a finalidade de debater a importância da mobilidade urbana e projetos de cidades inteligentes nas salas de aula, a 99 realizou nesta semana na Escola Municipal Padre Anthonius Lute, em Cariacica, o lançamento do projeto ‘Uma Lição de Mobilidade’, primeira etapa de um programa educacional de dois meses de duração. O projeto ‘Uma Lição de Mobilidade’ em Cariacica é um piloto e terá continuidade para mais 15 escolas entre 2018 e 2019, cinco em cada estado: Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Salvador.

Nos próximos 60 dias, os cerca de 600 alunos participarão de palestras, oficinas e serão orientados para desenvolverem um projeto com conceitos de mobilidade para o espaço interno da escola. Um dos projetos será escolhido e viabilizado pela 99.

“O nosso objetivo é despertar o interesse e desenvolver a capacidades dos jovens de pensarem em soluções de mobilidade para as cidades brasileiras. O exercício que propomos é que eles materializem isso discutindo e planejando uma dinâmica de circulação na escola”, comenta Bento Mussnich, Gerente Regional da 99 para o Espírito Santo.

Como primeira etapa, a escola recebeu a palestra de Christian Baines, jornalista e especialista em mobilidade da 99. No encontro, Baines explicou o que era mobilidade, mostrando exemplos de cidades pensadas no tema. Ao final da apresentação foi doado para a escola o painel do grafiteiro capixaba Rodrigo Brito, desenvolvido pensando neste assunto.

A próximo encontro será dia 19, quando a arquiteta Irene Quintáns, da red OCARA, irá discutir segurança viária com os jovens. Neste dia também haverá uma oficina, com visita guiada às ruas do entorno da escola com o tema ‘Organização e componentes do espaço viário na cidade’. “A atividade ajudará a fixar os conceitos de mobilidade de uma forma lúdica, crítica e propositiva”, afirma Irene.

Os alunos também terão no dia 26 de fevereiro palestra com o tema Urbanismo e Mobilidade com Yuval Fogelson, arquiteto especializado em urbanismo e Paulo Franco, jornalista e diretor de vídeo, ambos da Urb-i:Urban Ideas. Neste dia também haverá uma oficina que analisará com os alunos as redondezas da escola.

Além destas ações com profissionais de fora, os professores farão dentro da sala de aula atividades ligadas ao tema. Os alunos também terão, por quatro semanas no contraturno, um grupo de trabalho orientado por professores que os ajudará a desenvolver um projeto de mobilidade para a área interna da escola. A 99 cederá os materiais e a arquiteta Carolina Guido, da Urb-i, orientará pais e comunidade na execução da obra, que será entregue na última semana de março. (#Envolverde)