Ambiente

Empresa farmacêutica consegue certificado de sustentabilidade

Uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, amudou seu endereço em São Paulo, para um novo escritório em que a sustentabilidade foi um dos principais alicerces. Como resultado, as novas instalações receberam recentemente a certificação LEED Platinum for Commercial Interiors (CI), que avalia o desempenho ambiental de um edifício durante seu ciclo de vida, da construção até os detalhes finais. Presente em 135 países, o LEED é o selo de maior reconhecimento internacional, mas apenas sete empresas no mercado brasileiro o possuem, e a Sanofi é a primeira no setor farmacêutico a obtê-la. Para conquistar a certificação, a Sanofi obteve 83 pontos de 110 pontos possíveis, seguindo critérios como melhoria da qualidade do ar e uso racional de energia.

A construção deste novo espaço de trabalho da companhia é toda sustentável, desde a concepção do edifício onde está instalado até em benefícios proporcionados no dia a dia de trabalho, com soluções a fim de minimizar seu custo operacional e seu impacto ambiental. O objetivo deste projeto foi ressaltar o compromisso e preocupação da Sanofi com a sustentabilidade, além de conquistar a certificação LEED Platinum, que atesta a implementação e desenvolvimento de espaços com baixo impacto ambiental, e que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários.

O novo escritório incorpora o conceito Empowering Life, presente na assinatura corporativa da Sanofi, que reflete o propósito da companhia de ser parceira na jornada de saúde das pessoas, em todos os momentos da vida. “Todo o processo de mudança para nossa nova sede foi apoiado no empoderamento, no respeito à diversidade e nas necessidades dos colaboradores. Criamos um processo em que todos puderam contribuir, opinar e participar das decisões relativas à nossa nova casa”, explica Marcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi.

O projeto, desenvolvido pela Athie Wohnrath com gestão imobiliária da JLL, resultou em um espaço de trabalho ainda melhor, seguindo altos padrões ambientais. Alguns fatores relevantes sobre a sustentabilidade no novo escritório da Sanofi são:

Escolha do local: o projeto é sustentável desde a escolha do edifício, que tem certificação LEED Gold (um nível abaixo do atingido pelo escritório da Sanofi) e conta com soluções que minimizam o impacto ambiental.

Transporte Coletivo: a localização é próxima à estação de trem (450 m) e a pontos de ônibus, de modo a incentivar ainda mais a utilização de transporte público. A escolha do novo local considerou, ainda, a região de moradia da maioria dos colaboradores.

Uso racional de água: Redução de 40% no consumo de água devido3 a dispositivos sanitários de baixo consumo, como descarga a vácuo, torneiras com vazão controlada e água reutilizada em bacias e mictórios.

Baixo consumo de energia: Redução do consumo de energia em 30%4 com iluminação 100% em LED e sensores de presença e luminosidade em áreas densamente ocupadas.

Bem-estar dos colaboradores: O layout que segue a biofilia (com mais plantas e iluminação natural) aumenta em cerca de 15% a sensação de bem-estar e em 15% a criatividade dos ocupantes.1

Qualidade do Ar e Meio Ambiente: A qualidade do ar interno reduz entre 0,8% e 1,3% o custo com a saúde e absenteísmo dos trabalhadores, além de trazer aumento de produtividade de 3 a 18%2. O sistema de ar condicionado VRF (Variable Refrigerator Flow) do novo escritório possibilita a setorização e climatização de ambientes, proporcionando maior conforto aos funcionários.

Resíduos: 82% dos materiais da obra foram destinados para reciclagem e 18% para o aterro sanitário. (#Envolverde)