A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser e Stella Artois, anunciou quatro novas metas socioambientais para serem alcançadas até 2025. Os compromissos, definidos pela AB InBev globalmente, são divididos em quatro pilares: Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.
Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.
Embalagem Circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.
“Nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor, e é por isso que a gente se engaja em ações para construir um ambiente mais saudável e para fortalecer as comunidades em que estamos inseridos. A mudança climática é o principal problema que aflige o meio ambiente, pois impacta diretamente nossos recursos naturais. Tendo isso em vista, estruturamos nossas metas para 2025 com o objetivo de contribuir com soluções para esses desafios socioambientais”, afirma Carlos Brito, CEO da AB InBev.
O anúncio marca também o lançamento da 100+, nova plataforma socioambiental da AB InBev, que reúne, em um mesmo guarda-chuva, ações antes divididas em três pilares – um mundo mais saudável, limpo e em desenvolvimento –, visto que eles têm uma finalidade comum: a construção de um mundo melhor. Nesse contexto, a plataforma propõe ações de impacto positivo para fora dos muros da cervejaria pelos próximos 100 anos e outros mais, reforçando seu comprometimento com a construção de um legado sustentável.
“Estamos construindo uma companhia para durar e continuar a unir as pessoas pelos próximos 100 anos e além. Nossas novas metas traduzem isso, nossa forma de pensar sobre o legado que queremos deixar para o mundo: a construção de um futuro melhor tem que começar hoje, em cada uma das nossas ações”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.
Com o anúncio, a Cervejaria Ambev continua a avançar em seus compromissos socioambientais com o estabelecimento dos objetivos mais ambiciosos até o momento, além de introduzir novos programas que impactam positivamente as comunidades com as quais se relaciona.
No último ano, a cervejaria comunicou que investiu cerca de R$ 1 bilhão em ações que contribuíram para a superação das metas anunciadas em 2013 para serem alcançadas até 2017. Esses projetos envolveram, por exemplo, a adoção de tecnologias de reutilização de efluentes, a substituição de refrigeradores por modelos mais ecológicos, além de medidas de proteção de mananciais e a diversificação da matriz energética, privilegiando o aumento de fontes limpas. (#Envolverde)