Arquivo

Emirados Árabes Unidos: Resposta enorme destaca o valor da iniciativa dos codificadores, afirma jornal local

ABU DHABI, 19 de março (WAM) – O projeto ‘One Million Arab Coders’, lançado pelo xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), primeiro-ministro e governante de Dubai, em outubro de 2017, é uma iniciativa visionária voltada para manter o país e a região bem equipados para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro, disse um jornal dos EAU.

“O mundo está adotando cada vez mais a economia digital e os jovens árabes da região estão bem conscientes da importância da ciência e da tecnologia”, disse o jornal “The Gulf Today” em um editorial na segunda-feira.

O documento continuou: “A iniciativa é o maior programa do gênero que busca treinar um milhão de jovens árabes na programação de computadores, a fim de capacitá-los e equipá-los com as ferramentas necessárias e a visão tecnológica para enfrentar o mundo digital.

“Os participantes terão a vantagem de fazer parte de uma comunidade que desempenha um papel fundamental em vários setores econômicos importantes, particularmente comércio eletrônico, TI e engenharia de software.

“A iniciativa já recebeu 1,1 milhão de candidatos de todo o mundo árabe em um período tão curto. Isso certamente reflete a sede dos jovens árabes por conhecimento e seu compromisso em desenvolver seus conhecimentos através dessa valiosa oportunidade e melhorar suas habilidades para estarem melhor preparados para o futuro e desempenhar seu papel em setores econômicos estratégicos “.

O jornal citou o xeque Mohammed dizendo: “A codificação é a linguagem da era moderna. Ela criará muitas oportunidades de emprego para os jovens. Isso abrirá o caminho para que eles participem da economia global on-line, de casa”.

“A iniciativa ‘One Million Arab Coders’ é especialmente relevante porque estudos revelaram que metade da população árabe tem menos de 25 anos e 39% desejam estabelecer seus próprios negócios nos próximos cinco anos”, acrescentou o editorial.

“O objetivo final do programa é abrir uma ampla gama de oportunidades de carreira para os jovens no futuro e inspirar uma nova geração de líderes na economia digital – a economia do futuro.

“Não há dúvida de que a iniciativa ajudará a aprimorar as habilidades dos jovens cidadãos em toda a região e estimulará a inovação para promover mudanças positivas e espalhar esperança em meio aos desafios da região, instabilidade e alto desemprego”, disse o documento.

“A resposta esmagadora é uma indicação inequívoca de quão oportuna e necessária é essa iniciativa”, concluiu o jornal diário de Sharjah. (Envolverde)