Arquivo

EAU: Os dados são o "novo petróleo" e a moeda do futuro

DUBAI, 4 de abril (WAM) – “Os dados são o ‘novo petróleo’ e a moeda do futuro e os meios de comunicação devem ter cuidado ao compartilhá-los”, disse Carlo Biondo, presidente de EMEA Parcerias Estratégicas, Google. Dirigindo-se ao público no primeiro dia da 17ª edição do Fórum de Mídias Árabes em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU), sobre o tema “Construir um futuro mais sólido para as notícias”, ele disse que a privacidade é importante e as mídias precisam proteger a privacidade das pessoas nas plataformas e a imprensa tem um papel importante nesse sentido.

“Devemos ser muito cuidadosos ao compartilhar dados. No Google, compartilhar dados com a imprensa é o melhor que podemos fazer para que a imprensa tenha sucesso.”

“Tentamos entender juntos o que podemos fazer para tornar a imprensa mais eficaz na web. Nesse sentido, criamos a Iniciativa Global de Notícias (GNI, em inglês). É preciso identificar uma empresa aqui que possa participar neste iniciativa e nos ajudar a entender melhor o Oriente Médio. Logo trabalharemos nela, mas precisamos de contribuições.”

“Temos a intenção de treinar 4.000 jornalistas desta região até o final de 2019. O treinamento será baseado na tecnologia e o objetivo é capacitar jornalistas no uso da tecnologia.

Alguns deles são especialistas na web e alguns precisam entender como a tecnologia pode afetar a forma como eles podem se expressar. O segundo elemento é a formação de jornalistas em economia para entender os modelos de negócios. O terceiro está ligado ao futuro e se concentra em como você pode usar uma nova tecnologia para entender melhor o mundo”.

A GNI, um esforço para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital, representa um grande compromisso de 15 anos de Google com a indústria das notícias, reunindo tudo o que o Google faz em colaboração com produtos da indústria, parcerias e programas para ajudar a construir um futuro mais sólido para as notícias.

Realizada sob o patrocínio do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, no hotel Madinat Jumeirah de Dubai nos dias 3 e 4 de abril de 2018, a 17ª edição do Fórum de Mídias Árabes tem reunido mais de 3.000 proeminentes figuras das mídias regionais e internacionais e líderes do pensamento. (Envolverde)