Arquivo

Emirados Árabes Unidos lançarão KhaliafaSat antes do final de 2018

ABU DHABI, 26 de julho de 2018 (WAM) – Os preparativos estão a todo vapor para lançar o KhalifaSat, o primeiro satélite totalmente construído nos Emirados Árabes Unidos (EAU) por uma equipe de engenheiros altamente qualificados dos Emirados, em órbita antes do final do ano da estação terrestre no Japão a bordo do foguete H-IIA, revelou o diretor-geral da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.

“A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos está planejando lançar outro satélite dedicado a fins educacionais e de pesquisa nos próximos meses”, disse Mohamed Nasser Al Ahbabi em entrevista à Emirates News Agency, WAM.

Segundo ele, quando esses lançamentos forem concluídos, os Emirados Árabes Unidos terão dez satélites multiuso, elevando o investimento dos Emirados Árabes Unidos no setor espacial para AED22 bilhões (US $ 6 bilhões).

“KhalifaSat marca um marco importante na natureza e forma do investimento dos EAU na indústria espacial. KhalifaSat é uma fonte de inspiração para as gerações dos Emirados porque é o primeiro satélite a ser totalmente fabricado nos Emirados Árabes Unidos. É considerada uma das primeiras produções da indústria de tecnologia avançada nos Emirados Árabes Unidos. Este satélite foi projetado e fabricado por uma grande equipe de engenheiros qualificados dos Emirados. KhalifaSat vai inaugurar os Emirados Árabes Unidos no setor de fabricação de espaço”, afirmou.

O KhalifaSat fornecerá imagens detalhadas de alta qualidade para uma variedade de usos. As imagens atenderão às necessidades de organizações governamentais e empresas do setor privado local e globalmente.

Revelando a intenção dos Emirados Árabes Unidos de formular uma aliança pan-árabe para o espaço, o Dr. Al Ahbabi disse: “Realizamos reuniões coordenadoras e consultivas com representantes de agências especializadas e universidades em seis países árabes para estabelecer as bases e o núcleo da aliança. O principal mandato é ajudar os países árabes a desenvolver seu setor espacial e estabelecer agências espaciais nacionais como um prelúdio para criar um mecanismo de transferência de conhecimento em ciência espacial e lançar estratégias espaciais nacionais. ”

Sobre os últimos desenvolvimentos sobre Hope Probe, o Dr. Al Ahbabi disse que o trabalho está progredindo como previsto para enviar a primeira sonda árabe e islâmica a Marte do Japão até 2020 para alcançar o planeta vermelho até 2021, em comemoração do jubileu de ouro da união dos Emirados Árabes Unidos.

A Hope Probe é um dos projetos vitais no setor espacial global e abre uma nova janela de esperança para os jovens cientistas árabes para restaurar a proeminência e a liderança árabes e islâmicas. O projeto fornece uma plataforma ideal para educação, treinamento e transferência de conhecimentos, conhecimento e tecnologia moderna.

O programa é totalmente financiado e supervisionado pela Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos, enquanto a investigação está sendo desenvolvida pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid em colaboração com parceiros internacionais. Os objetivos da missão incluem a construção de recursos humanos dos Emirados, altamente qualificados em tecnologia espacial, desenvolvendo conhecimento, pesquisa científica e aplicações espaciais para beneficiar a humanidade.

O diretor da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos indicou que os Emirados Árabes Unidos estão querendo se tornar um centro regional para ciência e tecnologia espacial, forjando parcerias construtivas com organizações internacionais.

O plano dos EAU de construir a primeira cidade em Marte como parte do projeto 2117 da Mars em colaboração com organizações internacionais especializadas e institutos científicos dará aos Emirados Árabes Unidos a vantagem e liderança no desenvolvimento de um estilo de vida em Marte como parte de um programa nacional de 100 anos, os EAU desenvolverão um plano para preparar quadros nacionais que possam alcançar avanços científicos para facilitar o transporte de pessoas para o planeta vermelho nas próximas décadas. O Projeto Marte 2117 envolverá programas de pesquisa científica para alimentar quadros nacionais especializados em ciências espaciais em universidades dos Emirados Árabes Unidos.

Ele também entrincheirará a paixão pelo espaço nas gerações mais jovens. O projeto será associado a temas de pesquisa que caracterizam a exploração de meios de transporte, energia e alimentos em Marte. Ele também tentará encontrar métodos de transporte mais rápidos para viajar de e para Marte. (Envolverde)