DUBAI, 27 de julho de 2018 (WAM) – Saeed Mohammed Al Tayer, MD e CEO da Autoridade de Água e Eletricidade de Dubai (DEWA), convidou as empresas envolvidas na tecnologia solar fotovoltaica, PV, para participar do terceiro Dubai Solar Show.
A maior exposição de energia solar da região é organizada pelo DEWA em conjunto com a 20ª Exposição de Água, Energia, Tecnologia e Meio Ambiente (WETEX 2018).
Ambos os eventos são realizados sob as diretrizes do xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, primeiro-ministro e governante de Dubai, e sob o patrocínio do xeque Hamdan bin Rashid Al Maktoum, vice-governador de Dubai e ministro das Finanças dos Emirados Árabes Unidos e Presidente da DEWA.
O Dubai Solar Show acontecerá de 23 a 25 de outubro de 2018, no Centro Internacional de Convenções e Exposições do Dubai. Abrangerá aproximadamente 14.000 metros quadrados, atraindo 125 expositores e mais de 10 patrocinadores de todo o mundo.
“Organizar o terceiro Dubai Solar Show destaca a liderança dos Emirados Árabes Unidos neste campo, bem como a sua posição de liderança no aumento da dependência da energia solar, e a transformação para uma economia verde, para abraçar o conceito de sustentabilidade em todos os aspectos: ambiental, social e econômico. Na DEWA, estamos empenhados em alcançar a visão de nossa liderança sábia para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.
“Isso apoia o Centenário dos Emirados Árabes Unidos 2071, que abre caminho para que os futuros EAU, a Visão dos EAU 2021, criem um ambiente sustentável em termos de qualidade do ar, conservação de recursos hídricos, maior dependência de energia limpa e implementação de desenvolvimento sustentável em Dubai assim como o Dubai Plan 2021 para estabelecer Dubai como uma cidade inteligente e sustentável, cujos elementos ambientais são limpos, saudáveis e sustentáveis.
“Consequentemente, as iniciativas lançadas por nossa liderança inteligente visam alcançar a liderança global nesses campos, especialmente a iniciativa Economia Verde para o Desenvolvimento Sustentável, lançada pelo xeque Mohammed bin Rashid, para melhorar a economia verde nos EAU, sob o lema ‘Economia Verde para o Desenvolvimento Sustentável’ e a Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050, para transformar Dubai em um centro internacional de energia limpa e economia verde, fornecendo 7 por cento da produção total de Dubai a partir de recursos limpos até 2020, 25 por cento até 2030 e 75 por cento até 2050 disse Al Tayer.
“Por meio de seu estande na exposição, a DEWA revisará seus esforços em pesquisa, desenvolvimento e inovação no campo da energia solar, além de seus principais projetos de energia solar, notavelmente o Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que é o maior site solar park no mundo que utiliza o modelo IPP. Ela produzirá 1.000 MW até 2020 e 5.000 MW até 2030, com um investimento total de 50 bilhões de dólares australianos (US $ 13,7 bilhões). Quando concluído, o projeto alcançará uma redução de aproximadamente 6,5 milhões de toneladas de emissões de carbono anualmente.
“Também destacaremos nossos esforços em engajar a comunidade em nossos esforços para aumentar nossa dependência da energia solar, por meio da iniciativa Shams Dubai, para incentivar os proprietários de edifícios a instalar painéis fotovoltaicos em seus telhados para gerar eletricidade a partir da energia solar. Um total de 1.132 edifícios com uma capacidade total de 49,1MW já foram instalados. O número de painéis deverá duplicar no futuro para cobrir todos os edifícios do emirado até 2030”, acrescentou Al Tayer. (#Envolverde)