DUBAI, 24 de outubro de 2018 (WAM) – Mais de 10,5 milhões de estudantes participaram do terceiro Arab Reading Challenge 2018.
Além de nomear o leitor mais prolífico “Campeão do Desafio da Leitura Árabe”, a terceira edição da competição incluirá um prêmio de excelente supervisor escolar, com prêmios em dinheiro no valor de AED11 milhões (mais de US $ 3 milhões).
No lançamento oficial do concurso educacional em setembro de 2015, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, primeiro-ministro e governante de Dubai, convocou a participação em larga escala de estudantes de todo o mundo.
A edição de 2018 do Arab Reading Challenge expandiu significativamente sua presença geográfica, aumentando o número de nações participantes para 44 países árabes e não árabes, em comparação com 16 países árabes em 2017. A competição também registrou um salto qualitativo no número de participantes, marcando um aumento de 25% em relação ao ano passado. O número de supervisores participantes este ano atingiu 86.000, enquanto o número de escolas concorrentes subiu para 52.000, um aumento de 11.000 em 2017.
Najla Al Shamsi, Secretária Geral do Arab Reading Challenge, disse: “A diretriz do xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum de abrir a participação de estudantes de fora do mundo árabe recebeu ampla apreciação. Incentivou centenas de milhares de estudantes árabes em países não árabes a seguir o exemplo de seus pares no mundo árabe e participar da competição, elevando o número total de participantes para 10,5 milhões de estudantes de 44 países”.
Abdulla Al Nuaimi, Gerente de Projeto da Iniciativas Globais Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, disse: “Expandir o alcance do Desafio Árabe de Leitura em seu terceiro ano reflete o sucesso da iniciativa em criar um movimento cultural inspirador que promova a cultura da leitura.
“A alta aceitação do desafio de estudantes de todo o mundo este ano indica o interesse entre a geração jovem em diversos níveis educacionais e faixas etárias de ler e adquirir conhecimento sustentável”, acrescentou.
Os 10 melhores concorrentes de cada país se reunirão em Dubai nos dias 27 e 28 de outubro para competir pelo título vencedor. O campeão do Arab Reading Challenge 2018 será coroado durante a cerimônia de encerramento.
Em abril de 2018, participantes de países como Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Kuwait, Marrocos, Palestina, Jordânia, Sudão, Líbano, Espanha e Itália reuniram-se em Dubai para as finais do Arab Reading Challenge. (#Envolverde)