Noticias

Solar Coca-Cola desenvolve projeto que utiliza refrigerantes na produção de tijolos

Produção acontece em unidade fabril na Bahia, no município de Simões Filho

Água é um tema prioritário para o negócio da Solar Coca-Cola. Alinhada ao compromisso de garantir a segurança hídrica das comunidades e dos ecossistemas onde atua, a companhia desenvolveu um projeto de reuso de bebidas não conformes (fora dos padrões estabelecidos ou ao fim do prazo de validade) na produção de tijolos. A iniciativa está em execução na fábrica de Simões Filho, na Bahia, e conta com a parceria das empresas Ouro Verde Soluções Ambientais e Cerâmica Perez.

“A destinação correta dos resíduos líquidos sempre foi um grande desafio para o nosso negócio. Diante disso, resolvemos apostar em estudos e análises técnicas que pudessem nos ajudar a encontrar uma destinação alternativa e ecológica para esse tipo de resíduo. A composição das nossas bebidas conta com um percentual de 90% de água, o que viabiliza a incorporação na fabricação de blocos de tijolos”, explica o diretor Industrial da Solar Coca-Cola, Gileno Correia.

Desde o começo do projeto, em janeiro de 2020, a fábrica de Simões Filho já deixou de gerar mais de 1,4 milhão de litros de efluentes, gerando uma redução de 50% no tratamento externo de resíduos líquidos. A iniciativa também possibilitou a economia de mais de 1 milhão de litros de água de poço na produção de tijolos.

“Já existiam alguns estudos sobre a utilização de outros tipos de materiais na produção de tijolos sem o comprometimento da qualidade do produto. A partir disso, vimos a oportunidade de agregarmos o uso de refrigerantes na etapa de umidificação da argila e, consequentemente, economizar o uso de recursos naturais no processo e o lançamento de efluentes no meio ambiente”, conta Correia.

Com o agravamento da crise sanitária em 2020, a Solar e o Sistema Coca-Cola reforçaram o compromisso global de garantir a eficiência nas operações, o acesso das comunidades à água e a proteção das bacias hidrográficas. Internamente, todas as fábricas da Solar já contam com políticas de redução e reuso de água. A meta da empresa é reduzir o consumo hídrico por litro de bebida produzida em até 1,4L/L até 2031.

A empresa também aderiu à iniciativa World Without Waste (Mundo sem Resíduos), cujas metas incluem a expansão dos produtos recicláveis para todas as embalagens, a incorporação de pelo menos 25% de material reciclado nas embalagens PET até 2025 e a destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até 2030.

Sobre a Solar Coca-Cola

Listando entre os 20 maiores fabricantes mundiais e ocupando a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta com mais de 12 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.

#Envolverde