Mais de 300 mil pacotes de absorventes Always®️, marca da Procter & Gamble (P&G) de cuidado íntimo feminino, foram doados, nesta semana, ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A ação faz parte da campanha nacional promovida por Always®️ #MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual.
O material será distribuído gratuitamente para estudantes em situação de pobreza nas escolas da rede estadual, localizadas na capital e no interior do Amazonas.
A secretária da Seas, Alessandra Campêlo, destacou a importância da campanha. “Os absorventes serão distribuídos em escolas públicas. Além dessa doação, o Governo também está trabalhando na aquisição de uma quantidade grande de absorventes que vai atender durante todo o ano meninas e mulheres em situação de extrema pobreza que não têm como ter uma higiene menstrual adequada. Isso mostra a sensibilidade do governador Wilson Lima com a necessidade das mulheres”, ressaltou a secretária.
Já o diretor da Procter & Gamble (P&G) em Manaus, Adriano Maturino, afirmou que a doação dos absorventes é resultado de uma pesquisa que aponta a pobreza menstrual como um problema social que afeta jovens e adolescentes em todo país.
“Essa campanha vem de um estudo que foi feito pela P&G em 2020, onde a cada quatro meninas a gente detectou que uma delas está sofrendo com a pobreza menstrual, perdendo autoconfiança, perdendo aulas na escola, ou seja, esse trabalho não é só para ajudar as meninas mas também ajudar a própria Educação do nosso país”, afirmou o diretor.
Sobre a campanha
A campanha nacional da P&G também se uniu ao programa Avião Solidário, da LATAM. Trata-se de uma nova doação de mais de um milhão de absorventes que beneficiarão aproximadamente 40 mil pessoas em 5 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Para operacionalizar o transporte, a Zenatur entra como parceira logística na entrega terrestre até o Aeroporto de Guarulhos. De lá, os produtos estão sendo transportados gratuitamente em voos da LATAM. Ao chegarem aos seus destinos, os absorventes serão distribuídos para as comunidades beneficiadas com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e da Secretaria do Estado de Assistência Social do Amazonas.
A iniciativa faz parte da campanha nacional promovida por Always®️#MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual, que busca abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, além de contribuir junto à sociedade para dar a todas as pessoas que menstruam a oportunidade de ter um futuro melhor.
“A pobreza menstrual vai além de um problema de saúde pública em todo o mundo. Ela afeta a confiança e autoestima e causa evasão escolar, impactando inclusive no futuro da educação e da economia do país. A pesquisa realizada por Always em 2020 alertou para o fato de que no Brasil uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Este é um desafio coletivo e um compromisso que Always®️ assume com a sociedade”, diz Laura Vicentini, vice-presidente das marcas de cuidados femininos e bebês da P&G Brasil.
O transporte de absorventes doados por Always começou no dia 31 de janeiro. Para celebrar a parceria solidária, a LATAM escalou uma tripulação 100% feminina para o voo realizado no dia 9 de fevereiro, na rota Congonhas-Salvador. Comandaram a operação Leorgea Costa (comandante), Suiam Maritê (copilota), Mylena Brito (chefe de cabine), Rita Girão (comissária de bordo) e Claudia Regina (comissária de bordo).
As 20 mil caixas estão sendo transportadas pela LATAM Cargo até o fim de fevereiro, embarcadas gratuitamente em São Paulo pelo programa Avião Solidário. Os produtos são acomodados nos compartimentos de cargas dos voos comerciais de passageiros da LATAM com destino a Fortaleza (200.736 absorventes), Recife (200.736 absorventes), Salvador (350.784 absorventes), Manaus (300.096 absorventes) e Maceió (47.808 absorventes). Em julho de 2021, o programa Avião Solidário da LATAM já havia participado de uma primeira parceria com a Always, quando transportou quase 500 mil absorventes para 12 estados brasileiros.
“A LATAM apoia a luta contra a pobreza menstrual e, por isso, decidiu colocar o Avião Solidário à serviço dessa causa. Essa é a segunda vez que embarcamos sem custos os absorventes e seguiremos atentos a todas as oportunidades para fazer a ajuda chegar longe e para quem mais precisa”, explica Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.
Os impactos da pobreza menstrual no Brasil
Para dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always®️ realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil. Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação. Além disso, a pesquisa trouxe insights preocupantes:
• No Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.
• Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas.
• Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel.
Ao longo de sua história, Always já realizou diversas ações contra a pobreza menstrual, destinando mais de 80 milhões de absorventes às meninas que mais precisam destes itens de higiene no mundo. A marca também lançou campanhas como #LikeaGirl ou #TipoMenina, que transformou o uso dessa expressão – que contribuía para despencar a confiança das meninas durante a puberdade –, e agora em todo o mundo fazer coisas como uma menina significa fazer coisas incríveis.
Agora, a marca reforça o seu comprometimento com a causa, de forma ainda mais consistente e contínua, levantando a discussão para diferentes meios, se juntando a organizações que realizam um trabalho sério de combate à pobreza menstrual e doando produtos para meninas e mulheres de baixa renda que não tem acesso a produtos de higiene durante o período menstrual.
Na campanha #MeninaAjudaMenina, já foram doados mais de três milhões de absorventes para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no sudeste e nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso a higiene íntima, e para
Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que faz atendimento e acolhimento a mulheres em situação de violência.
Para ajudar na conscientização e reunir ainda mais apoio pelo fim da pobreza menstrual, a Always lançou um manifesto com a participação de suas embaixadoras, como Sabrina Sato. A marca também convidou a fotógrafa Maria Ribeiro, conhecida por usar a fotografia como instrumento de empoderamento feminino por meio de ensaios naturais, artísticos e isentos de manipulação de imagens, para retratar em fotos um pouco da realidade das meninas que sofrem com a pobreza menstrual. As fotos podem ser acessadas aqui.
Para saber mais sobre as iniciativas de Always contra a Pobreza Menstrual, acesse
alwaysbrasil.com.br/
10 anos de avião solidário da Latam
O programa Avião Solidário existe há 10 anos e coloca à disposição de diversas comunidades da América do Sul toda a experiência logística e a malha aérea da LATAM para o transporte gratuito de pessoas e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Está diretamente conectado com a Agenda de Sustentabilidade do grupo LATAM, que conta com metas em Gestão Ambiental, Mudança Climática, Economia Circular e Valor Compartilhado.
Em meio a pandemia de Covid-19, o programa tem auxiliado constantemente no transporte gratuito de máscaras, equipamentos, profissionais da saúde e, principalmente, de vacinas. Por meio do Avião Solidário, a LATAM já transportou gratuitamente 200 milhões de vacinas contra a Covid-19 somente dentro do Brasil. Isso significa que 64% das vacinas distribuídas pela aviação no País embarcaram de graça com a companhia, tendo contribuído diretamente com a vacinação com duas doses de pelo menos 100 milhões de brasileiros.
Sobre Always
Always®️, líder em proteção de cuidados femininos, oferece uma ampla variedade de absorventes femininos e protetores diários criados para se adaptarem a diferentes tipos de corpos, fluxos menstruais e preferências. Visite www.alwaysbrasil.com para mais informações.
Sobre a P&G
A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, incluindo Always®️, Ariel®️, Aussie®️, ClearBlue®️, Downy®️, Gillette®️, Gillette Venus®️, Head&Shoulders®️, Herbal Essences®️, Metamucil®️, Old Spice®️, Oral-B®️, Pampers®️, Pantene®️, Tampax®️ e Vick®️. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Acesse http://br.pg.com para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas, ou acesse http://www.pgcareers.com para conferir nossas vagas em aberto.
Sobre a LATAM
LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023. Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.
#Envolverde