A segunda edição do Prêmio Inspirar, voltado a iniciativas de arte e cultura promovidas há pelo menos um ano por lideranças femininas, está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (8). Este ano, podem se candidatar mulheres cisgênero ou transgênero, com atuação em municípios da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. As interessadas devem se inscrever até as 18h do dia 5 de agosto no site do Instituto Neoenergia. A premiação vai distribuir, no total, R$ 140 mil para 16 vencedoras (13 escolhidas por votação popular e três por um comitê de especialistas).
“Queremos valorizar ações protagonizadas por mulheres, que promovam um impacto positivo e que sejam capazes de trazer soluções para os desafios sociais das comunidades, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável”, destaca Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
As lideranças femininas à frente das ações devem ser reconhecidas pelas comunidades onde atuam, desfrutarem de potencial inspirador e atuarem como agentes de mudança. Elas também precisam impulsionar a diversidade cultural e artística por meio de suas atividades, além de estarem conectadas a outros atores sociais locais. Serão levados em consideração critérios como inspiração, transformação, articulação, diversidade e criatividade.
Realizado pelo Instituto Neoenergia desde o ano passado, com parceria técnica da Baluarte Cultura e colaboração das distribuidoras da companhia, o Prêmio Inspirar tem como foco contribuir diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero, da ONU. Sua missão é conhecer, celebrar e dar visibilidade a histórias transformadoras em territórios vulneráveis. As iniciativas serão selecionadas em três categorias:
– Pessoas físicas e microempreendedoras individuais (MEI): mulheres com mais de 18 anos, completos até́ a data de encerramento do período de inscrições ou MEI de representação feminina;
– Coletivos ou grupos não formalizados: grupo de pessoas informalmente reunidas, representadas por uma liderança feminina responsável pela submissão na chamada;
– Pessoas jurídicas: produtoras culturais formalizadas e organizações da sociedade civil, cuja representação legal tenha a liderança de uma mulher e faturamento anual de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
Áreas contempladas
– Bahia: todos os municípios;
– Pernambuco: todos os municípios;
– Rio de Janeiro: capital e municípios da Baixada Fluminense;
– São Paulo: municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro;
– Mato Grosso do Sul: municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro;
– Distrito Federal.
Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou enviar uma mensagem para o número (21) 99192-7219.
Sobre o Instituto Neoenergia
O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de iniciativas sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia. Para o ciclo de 2022 a 2025, o Instituto tem o desafio de viabilizar projetos no âmbito geográfico de atuação da Neoenergia, dentro dos cinco pilares – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional-, e que contribuam diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), assim como às melhores práticas ESG.
#Envolverde