'Tecnologias de combate ao aquecimento global são lucrativas', diz Richard Branson

Em uma carta aberta divulgada pela ONG Carbon War Room, da qual é fundador, o milionário inglês Richard Branson destaca que já existem tecnologias que podem conter mais de 50% das emissões de gases do efeito estufa mundiais de uma forma lucrativa para seus investidores.

“Desenvolver negócios que promovam nosso crescimento e ainda reduzam as emissões e o consumo de recursos é a maior oportunidade de gerar riqueza da nossa geração. Frequentemente escuto comentaristas descrevendo a batalha contra as mudanças climáticas como uma escolha entre crescimento e redução de carbono. Isto está errado. Muitos dos empreendimentos que mais crescerão na próxima década serão os que fornecem combustíveis alternativos e tecnologias que limpam a nossa economia”, escreveu Branson.

Segundo o empresário, o problema está em atrair capital suficiente para desenvolver essas tecnologias até uma escala comercial.

“De acordo com especialistas, são precisos US$ 550 bilhões ao ano para facilitar a transição para uma economia limpa. Parece muito, mas é menos de 1% da alocação atual do capital privado ao redor do mundo em outras áreas. Acredito que os investidores que aproveitarem essa oportunidade serão aqueles que farão as verdadeiras fortunas do amanhã e garantirão o futuro de nossas crianças”, afirmou.

Leia a carta na íntegra (inglês)

*publicado originalmente no site CarbonnoBrasil.