Restaurante de Chicago aceita trocas como pagamento

Trocas entre produtos e serviços favorecem os negócios e atraem fregueses.

Uma nova definição de work for food (trabalho por comida, em tradução livre) surge nos Estados Unidos. Tudo porque um restaurante em Chicago passou a aceitar trocas, seja por serviços ou produtos, como forma de pagamento por refeições ou desconto no valor dos pratos.

Richard Wohn, dono do Fireside Restaurant & Launge, adotou uma política de barganhar seus produtos com outros profissionais, trocando uma quantidade equivalente de pratos por serviços de dentista, eletricista, personal trainer, utensílios de cozinha e até mesmo uma viagem para Cancun, da qual ele só pagou 10% do valor.

Segundo o restauranteur, as barganhas correspondem a algo entre 5% e 10% de seus negócios, uma média de cinco mesas por noite. Mas Wohn não negocia direto com fregueses nas mesas. Todas as permutas são feitas por sites específicos, que oferecem plataforma para este tipo de acordo entre profissionais, clientes e empresários, como o ITEX e o IMS.

O hábito de trocar produtos e serviços pode ser muito útil para qualquer profissional, afinal, desta forma é possível adquirir bens e serviços desejados pagando menos e oferecendo algo em troca. Estimula a satisfação mútua e mantém as pessoas trabalhando em suas áreas de atuação.

A família proprietária do Fireside Restaurante & Lounge tem mais de cem anos de tradição como donos de restaurantes. Seu primeiro estabelecimento foi uma loja de estrada, aberta em 1904, com o objetivo de atender viajantes e mercadores. Provavelmente daí saiu o hábito de trocar mercadorias, um costume que era mais comum no passado.

Com informações de Good.

* Publicado originalmente no site As Boas Novas.