Investir na valorização dos professores é prioridade para 70% dos paulistanos

Investir na valorização da carreira, formação e remuneração dos profissionais da educação. Esta foi a medida escolhida como prioridade na área do ensino pelos paulistanos que responderam a pesquisa Você no Parlamento. Dos 33.430 participantes, 70,43% escolheram a opção. O resultado foi divulgado no dia 11 de outubro.

Realizada pela Rede Nossa São Paulo, a consulta pública elencou as demandas dos moradores da capital paulista em 18 áreas em que o poder público atua. O objetivo é que os parlamentares utilizem os dados para elaborar projetos de lei, propor emendas ao orçamento e fiscalizar a prefeitura. Os resultados serão entregues aos 55 vereadores da cidade.

A segunda opção mais votada, com 57,25%, foi garantir vagas em creches, pré-escolas e escolas para todas as crianças em locais próximos a sua moradia. Quase metade dos participantes (50,93%) escolheram priorizar condições físicas e materiais adequadas em todas as escolas e creches e propiciar a aprendizagem efetiva do ensino (48%).

Veja o gráfico das opções sobre educação mais votadas.

“A Câmara Municipal acaba de receber um conjunto de orientações para desenvolver seu trabalho”, afirmou o presidente do Legislativo paulistano, vereador José Police Neto (PSD), em depoimento à Nossa São Paulo. “Vamos tirar desse questionário observações concretas que auxiliarão no aperfeiçoamento de propostas que já estejam em andamento ou que ainda serão criadas.”

A consulta pública foi realizada entre 15 de junho e 30 de setembro deste ano. Por meio de um questionário – respondido pela internet ou em material impresso –, os cidadãos participantes puderam opinar sobre quais as medidas mais importantes para melhorar áreas como saúde, educação, meio ambiente, transporte e habitação.

Para a escolha das prioridades de cada uma das áreas, era possível selecionar mais de uma opção. Em educação, os participantes poderiam apontar quatro medidas que achavam mais importantes para melhorar o ensino.

* Publicado originalmente no Portal Aprendiz.