Por Juliana Sá, líder de Impacto Social das Operações da Amazon no Brasil.
As empresas, independente do seu tamanho e setor, estão desenvolvendo cada vez mais projetos que afetam positivamente a sociedade.
O foco em “pessoas” nunca foi tão valorizado no mundo dos negócios como nos dias de hoje. Isso pode acontecer por diversos fatores, como a revalorização do fator humano, com o nascimento de uma nova consciência coletiva, puxado pelo “S”, de social, da sigla ESG, que significa meio ambiente, social e governança. As empresas são feitas de pessoas, e em um mundo com 8 bilhões de habitantes, pensar na resolução dos problemas de modo comunitário – inspirando mudanças que sejam rentáveis ao mesmo tempo que reverberem melhorando a qualidade de vida de todos e todas – se torna essencial. E, as organizações têm um papel extremamente importante nisso tudo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa global de serviços financeiros Morgan Stanley, mais de três quartos (77%) dos investidores individuais, em todo o mundo, estão interessados em investir em empresas ou fundos que tenham como objetivo obter retornos financeiros de acordo com a taxa de mercado e, ao mesmo tempo, considerar um impacto social e/ou ambiental positivo.
Na Amazon, nos preocupamos com nossos clientes e negócios, e entendemos que tornar-se mais sustentáveis requer uma abordagem mais ampla: uma aproximação que considere os aspectos ambientais e sociais locais. Por meio de conexões reais que estabelecemos entre as pessoas e o que fazemos todos os dias nas comunidades em que operamos e onde nossas equipes vivem, compreendemos que nosso papel como empresa é estabelecer metas para criar um futuro mais igualitário e equitativo para todos e todas. Sabemos que, quanto mais crescemos, mais responsabilidades temos para com nossos clientes, funcionárias e funcionários, comunidades e o planeta.
Procuramos alavancar nossa escala para o bem e usar nossa capacidade de inovar rapidamente para fortalecer as comunidades ao redor do mundo onde nossas funcionários e funcionários vivem e trabalham. A cultura da Amazon é construída em torno da solução de problemas impossíveis, e é por isso que somos capazes de adotar uma abordagem diferente e mais prática do que a maioria. Trabalhamos lado a lado com parceiras e parceiros comunitários para encontrar soluções para os desafios mais urgentes do mundo e criar programas inovadores e de longo prazo que tenham um impacto positivo e duradouro.
Insegurança alimentar
Em 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório que confirma que a insegurança alimentar e a fome aumentaram em todo o mundo. No Brasil, os dados mostram que mais 70 milhões de habitantes tiveram dificuldade para se alimentar, contabilizando mais de 21 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, caracterizada por um estado de fome. A partir disso, Amazonians, como chamamos os funcionários e funcionárias da nossa empresa, se unem todos os anos para apoiar a causa da insegurança alimentar em comunidades carentes próximas às nossas Operações, e isso inclui o Brasil. Um exemplo disso é o projeto em parceria com as organizações não-governamentais Ação da Cidadania, Central Única das Favelas (CUFA) e a G10 Favelas. Trabalhando juntos, nós impactamos mais de 50 mil pessoas que estão sofrendo de vulnerabilidade alimentar com a distribuição de mais de 360 toneladas de alimentos, somente em no ano passado.
Nossas iniciativas buscam juntar esforços para colaborar com causas importantes do nosso país. Em 2023, lançamos as “Estações Amazon de leitura”, um espaço dedicado ao aprendizado e contato com a língua portuguesa e inglesa, em 20 escolas públicas e organizações sociais no Brasil.
Biblioteca Kindle
Também no ano passado, a Amazon Brasil lançou a biblioteca Kindle no país, nas instalações do Instituto Pró-Saber, no coração de Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. O projeto foi inspirado por ações internacionais da empresa em 100 comunidades na Europa Oriental, espaço dedicado para leitura e tecnologia. Os aparelhos Kindle da “kindleteca” de Paraisópolis são emprestados aos alunos da instituição, que podem levá-los para suas casas e, assim, terem acesso a milhares de livros, influenciando positivamente não só as crianças, mas também suas famílias, que agora têm acesso à leitura em suas rotinas diárias. O projeto incluiu a doação de quase 150 dispositivos que foram entregues a moradores da comunidade, educadores e jovens que concluíram seu programa educacional anual.
Nosso compromisso com o social destaca a importância da união de forças, das iniciativas locais e das ações que reverberam não apenas em nível individual, mas também no coletivo.
A jornada é longa, mas acredito que podemos, gradualmente, colaborar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com mais e mais organizações atentas as causas sociais. Com o passar dos anos e trabalhando com impacto social, consigo compreender na prática a importância de enxergar e considerar o outro. Como uma líder na Amazon, percebo que o trabalho em conjunto é primordial para entregarmos sorrisos dentro e fora da empresa. Em todas as nossas ações, o papel dos nossos voluntários e voluntárias é sempre fundamental. São as pessoas que trabalham diretamente nas comunidades e que realizam “microrrevoluções” nas mais de 100 organizações sem fins lucrativos apoiadas pela Amazon no Brasil, somente em 2023. Focamos em muitas das necessidades do momento, incluindo questões que afetam a qualidade de vida, como fome, insegurança alimentar, qualidade e acesso a alimentos, saúde e bem-estar físico e mental. Queremos criar um impacto positivo e duradouro por meio de parcerias com organizações locais em programas e iniciativas personalizados.
É o que fazemos, e não o que dizemos ou queremos fazer, que é capaz de catalisar grandes transformações coletivas, formando a base para uma mudança social duradoura e significativa. Nós queremos continuar a realizar mais ações, inspirando pessoas e parceiros e parceiras a “arregaçarem as mangas” e fazerem sua parte com a sociedade, e isso é um pouco do que transformamos em realidade na Amazon todos os dias.
Juliana Sá – Executiva de Sustentabilidade, ESG e Relações Corporativas com 19 anos de experiência atuando em empresas multinacionais de grande e médio porte dos segmentos de indústria, transporte e mobilidade, consultoria, serviços e entretenimento.