Por Paulo José Marinho –
A The RepTrak Company acaba de divulgar o “Global RepTrak 100 – 2024” (https://lnkd.in/grTWArdF). Ranking com as 100 empresas de melhor reputação no mundo. Vários achados interessantes.
Destaco 3 pontos:
1. Os drivers Conduta, Local de Trabalho e Cidadania são os que apresentam pontuações mais baixas, na visão dos entrevistados. Vejam só a relevância das atitudes e narrativas junto a colaboradores, demais stakeholders e sociedade para a reputação das empresas. Mais relações, diálogos e escutas internas e externas transparentes e respeitosas, mais posicionamentos éticos e alinhados às expectativas dos stakeholders! Este é o recado!
2. O alerta para a empresa não esperar por algo que pode acontecer e depois ter de buscar uma reação. Ao invés disso, o ideal é, proativamente, construir e alinhar uma forte narrativa corporativa que a deixe preparada. Sem dúvida, a necessidade de se ter um programa ancorado na gestão de riscos e oportunidades reputacionais. E que seja construído com base em diálogo, escuta e relações transparentes e coerentes com colaboradores e sociedade.
3. Por fim, o relatório alerta para o fato de que a pandemia acelerou a mudança dos padrões de relacionamentos, negócios e confiança com os consumidores, que agora gastam mais tempo com a decisão sobre [de quem] compram, do que [o que] compram. Ou seja, identidade, valores, marca, narrativas, imagem e relações precisam ser construídas e exercidas de forma alinhada interna e externamente, a fim de que a confiança e a reputação possam ser fortes e sustentáveis.
Congrats, Marcus Dias, Frederico Barros, Bruno Cafaggi Paixão e times!
Paulo José Marinho: Jornalista/repórter/editor em jornais, rádios e TVs, com atuação destacada em Finanças, Negócios e Política e em coberturas internacionais. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), de 2016 a 2017, também Head de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, assessor de Comunicação Social da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) por 10 anos, eleito um dos 10 melhores comunicadores corporativos brasileiros em 2016 e o melhor da Região Sudeste em 2015 e 2016, no prêmio “Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2016”. Conheça mais no Linkedin.