Confira algumas imagens da Cúpula dos Povos, evento paralelo da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O local é um espaço de manifestação da sociedade civil, onde estão presentes mais de 50 entidades nacionais e internacionais com as mais diversas reivindicações:
Diversos portais marcam a entrada no território, que além de feiras de artesanatos e economia solidária, tem também espaços para debates.
Há no local um espaço onde o visitante pode comprar objetos e comidas feitas sob os parâmetros da economia solidária. Abaixo alguns exemplos como as bolsas feitas de anéis de lata de alumínio e o artesanato com folhas.
Em um dos stands do local, onde está instalado um grupo que pede proteção aos muriquis, um macaco que é o maior primata das Américas, dois rapazes fazem uma encenação com o gestual do animal.
Faixas com dizeres de protesto estão expostas por todos os cantos da Cúpula dos Povos. Aliada à elas é frequente que alguém grite palavras de ordem.
Outra maneira escolhida para chamar a atenção dos visitantes são as manifestações artísticas, que em forma de música, fotos ou artesanato estão presentes por todos os cantos. Alguns objetos estão à venda, outros apenas expostos.
Artistas de rua com as mais diversas intervenções marcaram presença no local. O homem vestido de estátua viva dava flores de papel feitas na hora a quem depositasse uma moeda em sua caixinha. Outro senho fazia sua boneca marionete sambar.
Um grupo de jovens vestidos de palhaços distribuíam “abraços grátis”, enquanto uma moça vestida de vaca dava uma entrevista falando da importância da proteção aos animais.
Como era de se esperar, os índios estão presentes por toda a parte na Cúpula dos Povos. Alguns vestido de maneira mais tradicional, outros com um ar de mistura cultural.
Um grupo de escoteiros canta em coro sua música que fala de fraternidade.
A alegria da música hare krishna contagia um grupo de pessoas que dançam animadamente convidando todos os que passam a participar.
* As fotos são da jornalista da Envolverde Alice Marcondes.