Articulista da Forbes ironiza o status que o brasileiro dá para o automóvel

Quando o assunto é carro e seu status no Brasil, as camadas mais altas estão servindo Pitu e 51 em suas caipirinhas e pensando que é bebida de alta qualidade”, diz o articulista norte-americano sobre o preço do Jeep Grand Cherokee no país. Foto: divulgação

Até a norte-americana revista Forbes anda rindo da obsessão do brasileiro em encarar o automóvel como símbolo de status. No último sábado (11/8), o blog do colaborador Kenneth Rapoza, especialista nos chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), trouxe um artigo intitulado O Jeep Grand Cherokee de ridículos US$ 80 mil do Brasil (leia a versão original aqui). A tese do artigo: os brasileiros confundem qualidade com preço alto e se dispõem a pagar R$ 189 mil (US$ 89,5 mil) por um carro desses que, nos Estados Unidos, é só mais um carro comum. Por esse preço, ironiza Rapoza, “seria possível comprar três Grand Cherokees se (esses brasileiros) vivessem em Miami junto de seus amigos”.

O articulista lembra que a Chrysler lançará o Dodge Durango SUV, que nos Estados Unidos custa R$ 54 mil, no Salão do Automóvel de São Paulo por R$ 190 mil. “Um professor de escola primária do Bronx pode comprar um Durango. Ok, não um zero quilômetro, mas um de dois ou três anos, absolutamente”, exemplifica, para mostrar que o carro supostamente não vale o quanto custa no Brasil.

O autor salienta que o alto custo ocorre por conta da taxação de 50% em produtos importados e a ingenuidade do consumidor que acredita que um Cherokee tem o mesmo valor que um BMW X5 só porque tem o mesmo preço. “Desculpem, ‘Brazukas’, mas não há nenhum status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não sejam enganados pelo preço de etiqueta. Vocês definitavamente estão sendo roubados.”

E conclui o artigo: “Pensando dessa maneira, imagine que um amigo norte-americano contasse que acabou de comprar um par de Havaianas de US$ 150. Você diria que ele pagou demais. É claro que esses chinelos são sexy e chic, mas não valem US$ 150. Quando o assunto é carro e seu status no Brasil, as camadas mais altas estão servindo Pitu e 51 em suas caipirinhas e pensando que é bebida de alta qualidade”.

* Publicado originalmente no site Carta Capital.