Consumo excessivo de sódio causa hipertensão, doenças renais e cardiovasculares

Foto: Corbis Images

O verdadeiro vilão da pressão arterial é um componente que está dentro do sal: o sódio. O consumo excessivo de sódio está relacionado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças renais e principalmente cardiovasculares. Essas doenças estão entre as maiores causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. A dieta ideal deve ser repleta de alimentos naturais e com redução de embutidos, laticínios, defumados e conservantes.

“O brasileiro consome diariamente uma média de 12 gramas de sal nas refeições. O recomendado é de quatro a cinco gramas. O consumo em excesso pode lesionar os rins, impedindo que esses órgãos eliminem o excesso de água no organismo. A cada nove gramas de sódio, o corpo precisa de um litro de água para diluir o sal”, alerta o nutricionista do Hospital Federal da Lagoa (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), Felipe Rizzetto.

Os alimentos processados são os que contêm maior quantidade de sódio e conservantes. Entre eles podemos listar os embutidos, laticínios e defumados. “Deve-se priorizar os alimentos naturais. Evitar acrescentar sal na comida pronta, tirar o saleiro da mesa e priorizar temperos naturais. É um desafio grande, mas precisa ser encarado como uma atitude inadiável”, diz.

Para melhorar a dieta do brasileiro, o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia firmaram acordo com metas para reduzir o sódio dos alimentos processados, até o ano de 2014. “A política do Ministério da Saúde de regulamentar e reduzir o sódio nos alimentos é muito válida. Com isso, vem a mudança nos hábitos dos brasileiros. Junto a uma reeducação alimentar para explicar e estimular o consumo baixo de sal”, finaliza.

O Ministério da Saúde tem coordenado estratégias para redução do consumo de sódio, cujas ações estão articuladas com seus principais planos setoriais em construção, como o Plano Nacional de Saúde 2012-2015 e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil 2011-2022. Elas estão baseadas em eixos de promoção da alimentação saudável.

A dieta ideal

O MS preconiza uma ingestão alimentar variada e balanceada, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira e Os Dez Passos para uma Alimentação Saudável.

* Publicado originalmente no site Blog da Saúde.