Nova pesquisa fornece um retrato de todos os Estados do país e sua luta contra a balança. Foto: Reprodução/Internet

Veja quais estados norte-americanos são os mais obesos.

Os atletas de elite norte-americanos conquistaram o maior número de medalhas nas Olimpíadas de Londres, mas o resto do país não está em tão boa forma. A mais recente pesquisa anual do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças revela um retrato de todos os Estados do país e sua luta contra a balança.

A pesquisa usa o peso e a altura declarados pelas pessoas para determinar o índice de massa corporal: uma pessoa com um IMC de 30 ou mais é considerada obesa. O esportivo Colorado e o Havaí são os Estados mais magros, mas mesmo lá mais de um quinto dos adultos, 20,7% e 21,8%, respectivamente, são obesos. No outro extremo da balança está o Mississippi e a Louisiana, onde os obesos representam, respectivamente, 34,9% e 33,4% da população.

Como revela o mapa abaixo, esses extremos correspondem a um padrão geral de Estados magros a oeste e Estados gordos a leste. Washington, DC e os Estados em torno da cidade de Nova York também são notáveis por sua magreza relativa, a qual provavelmente está relacionada a um efeito renda. Os dados foram autodeclarados, mas um estudo de escopo nacional baseado em idades e pesos medidos divulgado em fevereiro constatou um nível ainda mais alto de obesidade (36%).

A pesquisa deste ano não pode ser comparada com a de anos anteriores porque a metodologia foi alterada para incluir residências que só usam telefones celulares, o que permitiu incluir lares mais pobres e jovens que não têm telefones fixos.


* Publicado originalmente no jornal The Economist e retirado do site Opinião e Notícia.