Indagados sobre as empresas de seus sonhos, cerca de 40% dos jovens brasileiros disseram: eu. Ou seja, querem ter sua própria empresa.

Esta pesquisa, realizada pela Cia de Talentos, revela um vazio nestas eleições: os candidatos não falam nada sobre como estimular, nas cidades, o espírito empreendedor, especialmente dos jovens.

Uma prefeitura teria a capacidade de ajudar a montar incubadoras e parques tecnológicos, além de facilitar a vida de quem abre uma empresa. Fundos públicos municipais poderiam estimular empresas iniciantes, as chamadas start-ups. É o que ocorre em cidades que apostam na criatividade como Nova York, Londres, Berlim ou Barcelona.

Não se concebe uma cidade de qualidade sem que o poder público estimule a chamada economia criativa. Em São Paulo, qualquer pequeno empurrão faria uma tremenda diferença.

As melhores cidades são aquelas que sabem atrair e reter talentos – este é o papel de um prefeito na era do conhecimento.

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Ocorreu nessa quinta-feira em São Paulo um festival em que jovens constroem projetos coletivamente pela internet e, agora, apresentam suas ideias em apenas um minuto para uma plateia. Basta ver os projetos para medir o que ganhamos com tantos jovens querendo montar seus negócios.

Um grande exemplo do melhor que uma cidade pode ser é o Design Week que, nesta semana, transforma São Paulo num polo de design.

* Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.

** Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.