Limpeza das ruas, destinação correta de resíduos sólidos, reciclagem, entre outros temas ambientais, são assuntos relevantes e que devem estar na pauta dos próximos gestores. Mas a preocupação com o meio ambiente é um dever também de cada cidadão
Todos nós temos direitos e deveres perante a sociedade. Ser cidadão é participar indireta ou diretamente das decisões, individuais ou coletivas, que afetam a sociedade em geral.
É comum cobrarmos dos prefeitos e das autoridades locais ações que promovam o bem-estar coletivo, como a limpeza de ruas e praças, a destinação correta do lixo, espaços de lazer seguros e acessíveis, entre outros.
Atitudes individuais, porém, podem contribuir para que a sociedade em geral tenha uma melhor qualidade de vida, respeitando o próximo e ainda preservando o meio ambiente. Confira abaixo algumas dicas de como exercer a sua cidadania!
– Organize-se
Organize grupos de consumidores para exigir que as indústrias se responsabilizem pelo descarte correto de seus resíduos sólidos.
– Informe-se
Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre delas atitudes firmes, como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva.
– Preocupe-se com a mobilidade do local onde mora
Exija a construção de ciclovias e estacionamentos para bicicletas.
– Trabalhe em grupo
Organize um grupo para plantar árvores ao longo das margens de um córrego ou para limpar, recuperar e conservar um pedaço de terra degradada.
– Não jogue lixo nas ruas
Um pequeno papel de bala jogado na calçada pode fazer muito estrago, se todo mundo agir da mesma forma. Procure sempre uma lixeira ou guarde dentro da bolsa para jogar no lixo de casa.
– Valorize produtos sustentáveis
Prestigie os produtos feitos com material reciclado. Apoiar empresas que investem em reciclagem é uma atitude de consumo consciente.
– Ao invés de jogar fora, doe
Não jogue no lixo o que você pode doar. Doe roupas, livros, móveis, brinquedos, entre outras coisas que você não usa mais, desde que estejam em bom estado.
– Passeie com seu cachorro sem fazer sujeira
Recolha o cocô do seu cachorro sem agredir o meio ambiente. Leve sempre saquinhos plásticos biodegradáveis para recolher.
– Seja um voluntário
Escolha uma área que gosta de atuar e seja voluntário. Bastar ter disposição e vontade para ajudar.