Alunos do ensino médio da Escola Estadual Profª Maria Aparecida Ferreira (Mafe), em Poá, na grande São Paulo, realizaram no dia 19/9 a primeira edição do “Dia da Escolha”. A programação, organizada e promovida pelos próprios alunos e professores, contou com uma série de ações integradas a respeito das profissões, carreiras e ingresso no mercado de trabalho.
Estudantes das demais escolas da região foram convidados a participar do evento, que surgiu de uma iniciativa do Projeto Jovem de Futuro, cujo objetivo era incentivar os alunos da Mafe a planejar o “Dia da Escolha” em conjunto a outras escolas participantes do projeto. Ainda na elaboração, viram a possibilidade de envolver mais estudantes do que o previsto e acabaram expandindo a ação.
Segundo a professora de Física e Matemática, uma das organizadoras do evento, Mônica Maria Biancolin, o evento recebeu aproximadamente 800 estudantes. Há planos de expansão da atividade. “Muitos alunos da manhã não têm a possibilidade de vir à noite. A intenção é realizar uma segunda edição no período matutino para contemplar todos os alunos”, afirma Mônica.
Para organizar as atividades, os alunos recorreram a pesquisas sobre as profissões que reúnem mais interesses e dúvidas. Depois, produziram materiais informativos, confeccionando bunners que contam como é a vida acadêmica, quais são as perspectivas profissionais em cada área, além das principais ocupações e desafios no cotidiano de trabalho. Universidades da região também marcaram presença para falar sobre os processos seletivos e bolsas de estudo disponíveis.
As profissões foram divididas pelas áreas de atuação: Humanas, Exatas e Biológicas. Engenharia Civil e Química, Música e Arquitetura, Odontologia e Farmácia foram algumas das carreiras pesquisadas. Atividades lúdicas também tiveram espaço: os estudantes interessados em Moda compareceram caracterizados, além de terem produzido um folder sobre o assunto. Alunos responsáveis por tratar da Engenharia trouxeram instrumentos do dia a dia de trabalho, como planilhas hidráulicas e elétricas, além de curtas documentais.
Palestras
Duas palestras especiais estavam programadas para a noite. A primeira, elaborada para tirar dúvidas dos jovens sobre programas do governo relacionados ao ensino superior, como o Enem, o Sisu e o Prouni. A segunda, para compartilhar a experiência de um ex-aluno da escola, Cléber D’acosta Firmino, que se formou em Medicina em Cuba, e retornou recentemente para a comunidade – com o diploma reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).
Para Kauan Vítor Gomes Lima, do segundo ano do ensino médio, este foi um dos momentos mais impactantes da noite. O estudante, que pretende cursar licenciatura em Filosofia, ficou surpreso com a trajetória do colega, que “veio de uma família pobre, estudou com livros velhos, tinha poucas chances de passar e agora volta depois de seis anos de formação em outro país”, ressaltou o jovem.
Outra estudante que participou das atividades, a aluna Mariângela Sagário da Silva, do primeiro ano do ensino médio, diz o quão importante foi pesquisar sobre Psicologia, área pela qual tem interesse. “Entrevistei a psicóloga da escola, descobri que é uma disciplina ampla e que a profissão contribui para o entendimento das pessoas entre si”, compartilhou a estudante.
* Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.